quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Escola de Educação Básica Vivian Marçal visita a Secretaria

/include/handler/download.ashx?t=i&m=

A Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebeu a visita de um grupo de alunos e professoras da Escola de Educação Básica Vivian Marçal, que atende pessoas com deficiência motora provocada por paralisia cerebral. A visita, no dia 29 de outubro, fez parte das atividades da Semana Cultural da escola, dando continuidade às aulas de cidadania e propondo a sua vivência prática. Segundo a professora do Ensino Fundamental Eliane Clara Pepino, a proposta visou uma aproximação entre a comunidade escolar e a administração pública, para dar voz aos alunos e fazer com que eles conheçam melhor os seus direitos. “Se estamos num processo histórico inclusivo, a educação tem que se aproximar. Os segmentos sociais têm que trabalhar conjuntamente”, disse ela.
A psicóloga da Coordenação de Relações com a Comunidade, Denise Moraes, considerou sensacional a iniciativa das professoras. Ela explicou a eles a composição da equipe pela secretária Mirella Prosdocimo, a superintendência e as quatro coordenações: de Relações com a Comunidade, Relações Intersetoriais, de Acessibilidade e de Políticas Públicas e Direitos.
Eliane salientou a importância do protagonismo dos alunos, que pela primeira vez deixaram o ambiente escolar protegido para interagir com um novo grupo de pessoas. “A educação não pode ficar restrita à sala de aula”, disse. Um dos nove alunos, Mateus Silva, ficou muito feliz por ter sido ouvido pela Coordenação de Acessibilidade, em relação a uma reivindicação sua contra um obstáculo que impede o seu caminho com a cadeira de rodas, perto de sua casa. Suas informações foram registradas numa ocorrência que deverá ser apurada pela Coordenação de Acessibilidade.
Será produzida uma exposição com fotos da reunião num evento da escola no dia 12 de novembro. Eliane fez um convite para que a secretária Mirella Prosdocimo e o coordenador de Relações com a Comunidade, Manoel Negraes, participem das atividades direcionadas aos pais de alunos neste dia. Na oportunidade, serão apresentados os trabalhos escolares feitos durante o ano para as famílias.
Eliane está feliz com o estreitamento de relações entre a Escola de Educação Básica Vivian Marçal e a secretaria, e pretende propor novos encontros para a discussão de outros assuntos.