segunda-feira, 3 de abril de 2017

Estudantes criam rampa portátil que se encaixa na cadeira de rodas e pode ser levada onde quiser!


Uma vez ouvi uma frase mais ou menos assim: "Para você pode ser um simples degrau, mas para uma cadeirante é uma muralha da China!". E se refletirmos sobre isso, faz todo o sentido mesmo! 

Muitas pessoas sem deficiência sobem e descem degraus sem perceber, enquanto para nós, cadeirantes, enxergamos um degrau de longe!

Pensando nisso, um grupo de estudantes gaúchos desenvolveu uma rampa portátil móvel que se encaixa em baixo da cadeira de rodas e que facilmente pode ser retirada e colocada em degraus para superar o obstáculo.

Veja o que a turma diz sobre o projeto:

"... A acessibilidade passou a ser uma preocupação nas últimas décadas e está diretamente ligada a fornecer maior mobilidade e autonomia aos portadores de necessidades especiais, para que possam utilizar com maior segurança locais públicos e privados. 

Para isso, resolvemos testar as condições de acessibilidade em nossa escola, e no centro da cidade de Sapiranga, onde observamos que muitos locais e estabelecimentos não possuem rampas de acesso. 


Como alternativa, desenvolvemos a RPM (Rampa portátil móvel), constituída de uma rampa desmontável, portátil e regulável, que pode ser levada em baixo da cadeira de rodas. Foram desenvolvidos dois protótipos, um de chapas e tubos de aço galvanizados e outro de alumínio. 

A Rampa Portátil Móvel foi testada na escola e no centro da cidade por pessoas portadoras de necessidades especiais ou não, em diversos locais.

 Durante a Semana Municipal do Deficiente Físico, buscamos conscientizar a população da cidade com a proposta "Você aceita o desafio?", onde as pessoas eram convidadas para trocar de lugar com o cadeirante e realizar um pequeno percurso na praça central e constatar algumas dificuldades vivenciadas por essas pessoas. Ao final do percurso, puderam relatar as dificuldades observadas e realizar o teste da RPM, a qual foi aprovada por todos que a testaram. 

Percebeu-se que, apesar da inclusão e da acessibilidade serem temas atuais, na prática ainda há muito o que melhorar, tendo em vista que, muitos portadores de necessidades especiais continuam excluídos da sociedade. Desta forma, acreditamos que a responsabilidade pelas condições de acessibilidade são de responsabilidade do poder público e privado, porém a "Rampa portátil móvel" é um alternativa para essa falta de acessibilidade, pois enquanto não houver uma fiscalização e leis mais rígidas, essa parcela da população, continuará sendo excluída..."


 




Via: febrace.org.br

Fotos: www.sapiranga.rs.gov.br