quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Programador cria app para ajudar deficientes físicos.

João Santiago de 23 anos foi um dos participantes de uma Maratona de Negócios promovida pelo Sebrae na Campus Party 2015.
FOTO: Ligia Aguilhar/Estadão
FOTO: Ligia Aguilhar/Estadão
Ele participou da competição com o app que criou para ajudar pessoas que assim como ele usam cadeira de rodas. O app Dá para ir? é colaborativo e fornece informações sobre a acessibilidade de diferentes estabelecimentos, além de listas com as regiões mais acessíveis de diversas cidades brasileiras.
A ideia surgiu quando João Santiago, desenvolvedor do aplicativo e deficiente físico, precisou ir à um bar e ficou com medo por não saber se o local portava as condições necessárias ao seu acesso. Assim, Dá Pra Ir é um aplicativo que oferece as informações sobre recursos de acessibilidade sobre determinado lugar, seguindo as normas e leis brasileiras. Retirando os locais do Foursquare e Google Place, o deficiente irá verificar o nível de acessibilidade, listas das regiões mais acessíveis da cidade e informações sobre direitos e deveres.
Com a mãe, Eliza Santiago (E), e a mentora, Juliana (D). FOTO: Ligia Aguilhar/Estadão
Com a mãe, Eliza Santiago (E), e a mentora, Juliana (D). FOTO: Ligia Aguilhar/Estadão
“As pessoas acham que eu sou retardado por falar diferente”, diz. “Eu tento relevar porque eu sei que eles são limitados e eu tenho um entendimento melhor do que o deles”, diz com um sorriso.
Encantada com a história do garoto, Juliana Glasser fez sua equipe passar a madrugada de quarta para quinta-feira ajudando João a colocar o app no ar.
DaPraIr
DaPraIr
O app é free e você ainda com um site oficial Dá para ir?TwitterFacebook e Instagram.
Ligia Aguilhar autora da matéria ressalta que João
aprendeu a programar sozinho aos oito anos de idade,
lendo tutoriais na internet. Esse cara aí faz a diferença,
é um exemplo e inspiração para muitos desenvolvedores como eu.
✎ Estadão

Nenhum comentário: