sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Série de fotos mostra como é viver com um filho autista

Já muito falamos aqui do autismo, uma disfunção que perturba o desenvolvimento e dificulta as relações sociais das crianças (para uma história encantadora e de esperança, clique aqui). De acordo com a Autism Society, 1% da população mundial sofre de alguma forma deste distúrbio, uma porcentagem que parece pequena, mas que, devido ao alto custo que exige, tanto humano como financeiro, pode se tornar bem difícil de gerir.
A fotógrafa Sarah Amy Fishlock acompanhou o dia a dia de uma mãe com seu filho autista, que deu origem à série Amye & Ahren. Ahren foi diagnosticado com autismo aos oito anos apenas – antes disso, foi obrigado a mudar de escola três vezes e tanto os professores, como colegas e família, tinham dificuldade em entender as ações do menino, que mudava de humor à velocidade da luz e que poderia facilmente passar de um estado de euforia para um de profunda raiva ou depressão.
A família continua em uma luta constante pra encontrar um lugar que se enquadre com as características do pequeno Ahren. Durante a criação do ensaio, era Amye, a mãe, que passava a maioria do tempo cuidando do filho. Era também à mãe que, muitas vezes, o menino dirigia sua fúria.
A série criada por Fishlock é um retrato perfeito dos desafios por que passa uma família com uma criança autista, repleto de alegria (a fotógrafa diz que se divertiu muito com Amye e Ahren e que “eles claramente se divertiam muito juntos”), mas em que também o excesso de energia podia virar agressividade em poucos segundos.
“É difícil conseguir que as crianças se fixem a uma rotina – e é ainda mais difícil com uma criança que tem autismo. Os problemas são agravados pela falta de apoio que a família tem do sistema de ensino. À medida que Ahren amadurece, ele está se tornando mais consciente do quão longe está comparado com outras crianças, quando se trata de leitura e escrita. Estas frustrações afetam naturalmente seu humor e, às vezes, significa que ele transporta sua frustração na direção de Amye”.
Abaixo você pode ver o universo de Amye & Ahren contado em imagens:
SarahAmy1
SarahAmy2
SarahAmy3
SarahAmy4
 
SarahAmy5
SarahAmy5
SarahAmy6
SarahAmy7
SarahAmy8
SarahAmy9
SarahAmy10

Nenhum comentário: