sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Unisc entrega primeiras cadeiras de rodas motorizadas

Atividade beneficiou os seis primeiros pacientes atendidos pelo serviço e que solicitaram cadeira motorizada via SUS

Foto: Unisc/Desirê Allram
Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 19, na Clínica de Fisioterapia da Unisc, bloco 34, a solenidade de entrega do primeiro lote de cadeiras de rodas motorizadas a portadores de necessidades especiais, atendidos pelo Serviço de Reabilitação Física e Saúde da Unisc (SRFis). A ação é resultado do convênio firmado entre a Universidade e o Sistema Único de Saúde (SUS).

A atividade beneficiou os seis primeiros pacientes atendidos pelo serviço e que solicitaram cadeira motorizada via SUS, entre eles, Arquimedes Portela, pertencente à Associação de Deficientes Físicos de Encruzilhada do Sul e usuário do projeto da Unisc há 4 anos. “Hoje é um dia muito importante, porque uma cadeira de roda motorizada auxilia muito e facilita bastante a nossa locomoção. Eu agradeço de coração a toda a equipe que me atende nestes 4 anos que venho aqui. Obrigado pelo carinho de todos”, disse.

Para a coordenadora do SRFis e do curso de Fisioterapia da Unisc, professora Angela Cristina Ferreira da Silva, trata-se de um momento especial, pois representa também uma ação em prol da autonomia e da independência dos necessitados. “É uma vitória de todos os integrantes desse serviço que dispensa meios para facilitar a locomoção dos cadeirantes. Estamos muito felizes e emocionados”, salientou.

Já o reitor da Unisc, Vilmar Thomé, destacou que essa atividade representa mais uma ação de inserção e de aproximação da Unisc para com a sociedade. “Esse contato direto da Instituição com as pessoas necessitadas consolida e aumenta ainda mais o alcance social proposto na missão de uma universidade comunitária como a Unisc”, salientou o reitor, que esteve acompanhado pelo vice-reitor, Eltor Breunig, e pelo chefe de gabinete, Angelo Hoff.

O Projeto de Concessão de Órteses e Próteses foi lançado em 2009 e beneficia pacientes de 67 municípios das regiões dos vales do Taquari, do Jacuí e do Rio Pardo. O SRFis, desenvolvido na Clínica FisioUnisc, realiza um trabalho multidisciplinar, envolvendo os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social, além de um médico, uma terapeuta ocupacional e uma fonoaudióloga para atender os pacientes amputados ou portadores de deficiência, cadastros nas prefeituras das cidades onde residem.


fonte: Assessoria de Comunicação Unisc

Nenhum comentário: