sábado, 1 de setembro de 2012

Brasil deixa vitória no basquete escapar no último quarto

Brasil deixa vitória no basquete escapar no último quarto
Até o último período, a primeira vitória da Seleção Brasileira feminina de Basquete em Cadeira de Rodas nas Paralimpíadas de Londres parecia bem próxima. Mas a Grã-Bretanha reagiu nos 5 minutos finais e venceu por 42 a 37, neste sábado (1), na Arena de Basquete, em jogo válido pela terceira rodada do Grupo A.
Empurradas pela barulhenta torcida, as britânicas começaram o jogo explorando a pivô Amy Conroy. Ela marcou quatro dos nove pontos de sua equipe no período que terminou com vitória das anfitriãs por 9 a 5. No segundo período, a armadora Débora Costa e ala Vivi comandaram a reação brasileira com oitos pontos cada. O jogo chegou ao intervalo com o Brasil à frente: 21 a 19.
Cestinha na estreia contra a Austrália, a pivô Lia Maria voltou à quadra no terceiro período e conseguiu frear a reação britânica. O Brasil terminou novamente na frente, abrindo quatro pontos de vantagem com duas cestas seguidas de Lia: 31 a 27. No período final, porém, a equipe esbarrou nos erros de ataque e nos rebotes adversários. Foram nove rebotes ofensivos das britânicas contra três das brasileiras em toda a partida.
A Grã-Bretanha venceu o último período por 15 a 6 e o jogo por 42 a 37. Mais uma vez, o resultado deixou clara a evolução da Seleção Brasileira em relação às Paralimpíadas de Pequim. Em 2008, a derrota para as britânicas foi de 61 a 29. Mas a decepção por perder um jogo em que o Brasil esteve à frente do placar durante dois períodos estava no rosto das jogadoras.
”Não conseguimos fazer aquilo que nosso treinador nos pediu. Sabíamos o que era preciso, mas nós erramos muito no fim e perdemos o jogo. Cada jogo aqui é muito importante para nós, mas sabemos que poderíamos ter vencido. Fica uma sensação triste”, disse Débora Costa.
Neste domingo (2), as brasileiras voltam à Arena de Basquete para enfrentar o Canadá e precisam vencer para continuar lutando por uma das vagas nas quartas de final. As quatro primeiras colocadas de cada chave avançam na competição.
”Não tem justificativa para a derrota, foram méritos do adversário. Esse era um jogo importante para nossas chances de classificação, agora vamos correr atrás. Vale ressaltar a dedicação das meninas, acostumadas a jogar somente diante dos seus pais e que enfrentaram uma casa cheia aqui. Não foi o fato de não termos atletas mais altas que fez a diferença, mas não termos conseguido fazer o bloqueio na número 10, que decidiu o jogo. A responsabilidade pelo resultado é minha”, disse o treinador Wilson Kaju, referindo-se à britânica Amy Conroy, cestinha da partida com 18 pontos.


CBP

Nenhum comentário: