sábado, 18 de agosto de 2012

Scientific American destaca trabalho de brasileiro

Antonio Costa/Gazeta do Povo / Nicolelis traz “novidades” para a humanidade



Gazeta do Povo


O pesquisador brasileiro Miguel Nicolelis, um dos mais respeitados neurocientistas do mundo, estará em destaque na revista Scientific American em uma edição especial.
Nicolelis foi escolhido para representar uma das dez áreas que podem trazer novidades mais importantes para a humanidade num futuro próximo. A área que ele representa é a interação entre máquinas e cérebros.
Se tudo der certo, implantando sensores no córtex de tetraplégicos, o cientista fará as pessoas terem capacidade de mover um exoesqueleto e voltarem a andar.
O que isso tem a ver com política? Nicolelis está há pelo menos um ano tentando apoio do governo federal para sua pesquisa e, adivinhe, até agora, nada...
Nicolelis é autor do livro Muito Além do Nosso Eu – A Nova Neurociência que Une Cérebro e Máquinas e como Ela Pode Mudar Nossas Vidas (Companhia das Letras).
Cientistas criam sistema para “limpar” o cérebro
Neurocientistas do Centro Médico da Universidade de Rochester (EUA) descobriram um sistema de drenagem com o qual o cérebro elimina os resíduos, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira na Science Translational Medicine, que esperam que tenha aplicação na pesquisa dos males de Alzheimer e de Parkinson.
O sistema atua como se fossem encanamentos que aproveitam os vasos sanguíneos do cérebro e parece realizar a mesma função no cérebro que o sistema linfático no resto do corpo: drenar de resíduos.
A autora principal do artigo e codiretora do Centro de Neuromedicina da Universidade de Rochester, Maiken Nedergaar, afirmou que “a limpeza de resíduos é de vital importância para todos os órgãos e há muito tempo temos perguntas sobre como o cérebro se desfaz de seus resíduos”. “O trabalho demonstra que o cérebro está se limpando de uma maneira mais organizada e em uma escala muito maior do que se tinha pensado anteriormente”, disse Nedergaard.

Nenhum comentário: