A sociedade do futuro exige que seus cidadãos
sejam capazes de lidar com a complexidade, tanto
na vida particular como na vida profissional...
com problemas complexos e não muito claros a
partir de ângulos diferentes, apresentando soluções
inesperadas. Adquirir conteúdo deixará de ser a meta
principal da educação, que dará mais ênfase ao que
é significativo e relevante [...]. As escolas facilitarão
a aprendizagem para uma geração que sabe viver e
trabalhar em organizações e instituições nas quais
o conhecimento é intenso e onde tal geração terá
de depender da fl exibilidade e da adaptabilidade
para lidar com condições e situações que estão em
constante mudança. (VEEN; WRAKKING, 2009)
O professor precisa hoje adquirir a competência da
gestão dos tempos à distância combinado com o
presencial. Gerir o que vale a pena fazer pela Internet,
que ajuda a melhorar a aprendizagem, que mantém a
motivação, que traz novas experiências para a turma,
que enriquece o repertório do grupo.
Os ambientes virtuais aqui complementam o que
fazemos na sala de aula. O professor e os alunos
são «libertados» de algumas aulas presenciais e
precisam aprender a gerir classes virtuais, a organizar
atividades que se encaixem em cada momento do
processo e que dialoguem e complementem o que
estamos a fazer na sala de aula. (MORAN, 2005,
p. 79).
Nenhum comentário:
Postar um comentário