quinta-feira, 29 de março de 2012

Programação do CMPD na REATECH 2012






Da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Confira a programação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD que acontecerá no estande da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na XI Reatech 2012.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED contará com um auditório interno no estande da Prefeitura de São Paulo com capacidade para até 70 pessoas, espaço exclusivo para um ciclo de palestras, mesas redondas e demais atividades durante a XI - Feira Internacional de Reabilitação de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que acontece de 12 a 15 de abril de 2012.

AUDITÓRIO INTERNO
Palestrante: 
Aureliane Lira
Diretora Social da Associação Beneficente Guainumbi e coordenadora do GT Entidades pelo CMPD.
Data: 12.04.2012
Horário: 15h às 17h
Palestra:
“O Conselho Municipal e o GT entidades, avanços e desafios”. O tema apresenta o excelente trabalho desenvolvido no Conselho Municipal com a criação dos grupos de trabalho com associações, entidades, ong’s e conselhos de classe que resultou em uma maior exposição de entidades de e para as pessoas com deficiência dando uma maior transparência e amplitude desse segmento perante a sociedade.


Palestrante: 
Dra. Evelin Goldenberg, Mestre em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo - especialista em reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.
Data: 13.04.2012
Horário: 17h às 18h

Palestra:
"Reumatismo esclarecimentos Sobre Doenças Reumáticas Degenerativas quais são e como prevenir incapacidades". Pontuar a evolução do reumatismo através do surgimento de doenças que possa produzir incapacidades laboral, bem como possibilidades de prevenção.




Palestrante: Dr. Edemilson Antunes de Campos, Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Data: 13.04.2012
Horário: 18h à 19h
Palestra:
A importância dos grupos de ajuda - mútua, para a quebra dos estigmas da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, frente às diversidades, ressaltando, estimulando a superação das diferenças e limitações, incentivando a inclusão social.


Palestrantes: Dr. Moisés Bauer Luiz, Presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CONADE e Presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil - ONCB;
Dr. Evangel Vale dos Santos Junior, Conselheiro representante dos Conselhos Estaduais no CONADE e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia;
Dr.Ricardo de Oliveira Pedroso, Conselheiro representante dos Conselhos Municipais no CONADE e Presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Mogi das Cruzes/SP.
Dr. Mauricio da Silva Gomes, assessor Jurídico do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, SP.
Data: 14.04.2012
Horário: 10h à 12h

Mesa de Debates:
“Os Conselhos das Pessoas com Deficiência como ferramenta de apoio do munícipe com deficiência na fiscalização dos seus direitos e deveres constitucionais”. Demonstrar o papel dos Conselhos perante a sociedade civil e sua relação com os órgãos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência tais como: Ministério Público, Defensoria Pública e Parlamentos.


Palestrante: Dra.Silvana Serafino Cambiaghi, Arquiteta/Prefeitura de SP, Mestre Desenho Universal pela FAU-USP – São Paulo – SP.
Data: 14.04.2012
Horário: 16h às 18h

Palestra:
“Acessibilidade nos equipamentos de públicos, mito ou realidade?”. Abordar com essa temática a implementação de acessibilidade nos órgãos públicos tais como: escolas, posto de saúde, repartições públicas, apontando avanços e melhorias da acessibilidade para pessoas com deficiência, assim como, dificuldades e falta de acessibilidade necessárias para o bem estar das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.


Palestrante: 
Dra. Ana Rita, psicóloga especializada em sexologia.

Palestra:
“Particularidades e aspectos controvertidos da sexualidade das pessoas com deficiência”. Abordar aspectos principais das deficiências tais como: auditiva, física, intelectual e visual com o foco de chamar atenção para a descoberta da sexualidade, bem como o convívio em um universo pouco explorado, com o fim de abordar as principais informações a respeito do despertar para um tema tão importante pouco divulgado no contexto das pessoas com deficiência.
Data: 15.04.2012
Horário: 13h às 15h


AUDITÓRIO EXTERNO
Palestrante: Dr. Mauricio da Silva Gomes e Luiz Carlos da Silva Bosio

Plenária Mensal do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD. 
Clique aqui e confira a Programação
Local: SALA 1
Data: 14.04.2012
Horário: 09h às 18h00
Observação: Entrada Gratuita.

Palestra: “I Seminário Municipal de Surdocegueira de Múltipla Deficiência”.
Palestrante: a confirmar.
Local: SALA 05
Data: 15.04.2012
Horário: 09h às 18h
Número de inscritos: 100 pessoas 
 
Inscrições gratuitas: eabasilio@prefeitura.sp.gov.br  com cópia para cmpd@prefeitura.sp.gov.br

Vagas: 100 para esse Seminário.

Nenhum comentário: