quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Prefeitura de Curitiba realiza mapeamento da população com deficiência

Patricia e Gabryela Stratmann: a menina já está cadastrada no Quem é Você
Patricia e Gabryela Stratmann: a menina já está cadastrada no Quem é Você


Gabryela Stratmann, de 7 anos, tem deficiência intelectual moderada e estuda em uma fundação beneficente de educação especial. Sua mãe, Patricia Stratmann, conta que a maior dificuldade que enfrentou nos últimos anos foi encontrar um diagnóstico para a filha, que passou por diversos médicos sem obter informações precisas sobre seu estado de saúde e tipo de deficiência. “O que conta para essas crianças é o tempo. Quanto mais deixarmos eles sem tratamento, pior fica”, explica Patricia.
Gabryela é uma das 354.964 mil pessoas com deficiência em Curitiba. Os dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que deficiências auditivas, visuais, motoras e intelectuais atingem 20% da população no município. Para conhecer melhor as necessidades e a realidade dessa população, a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) está promovendo um levantamento detalhado sobre cada curitibano que se enquadra nesse grupo. O projeto, denominado Quem é Você, reúne dados que devem ajudar na criação de políticas públicas para pessoas com deficiência no município.
Como funciona
Iniciado em 2011, o Quem é Você envolve a coleta de informações como: o tipo de deficiência, o nível de mobilidade, se está inserido no mercado de trabalho, qual o grau de instrução, se é atendido pela Fundação de Ação Social (FAS), entre outras. Formulários impressos são distribuídos em eventos da secretaria, escolas e instituições conveniadas com a Prefeitura. Os dados coletados são transferidos para o sistema desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), gerenciado pela própria SEDPcD.
Além de Gabryela Stratmann, outras 3.284 pessoas já estão cadastradas no Quem é Você. É um trabalho que exige uma apuração cuidadosa. “Muitas fichas vêm sem informações importantes, como o tipo da deficiência, por exemplo”, explica Fernanda Costa Peixoto Prime, psicóloga da secretaria.
O secretário especial Irajá de Brito Vaz acredita que as informações do Quem é Você permitirão ações mais coordenadas com a priorização de questões que hoje são mais problemáticas para os curitibanos com deficiência. “Nunca houve essa abordagem em Curitiba”, diz.
Irajá explica que o Quem é Você é pioneiro no Brasil, pois começou em 2010, antes de outras cidades que hoje contam com sistemas similares em funcionamento. “Partimos do zero e hoje temos mais de três mil cadastros. Há dois anos tínhamos apenas uma ideia sobre o software que seria necessário. O trabalho evoluiu rapidamente e vai continuar evoluindo”, comenta.
Cadastros on-line
Em novembro será colocado no ar o Portal da Pessoa com Deficiência, também desenvolvido pelo ICI, que reunirá informações sobre o tema, eventos e conteúdos voltados para esse público.
O portal, que estará ligado ao site da SEDPcD e da Prefeitura de Curitiba, terá ainda uma área de cadastro, na qual o cidadão poderá inserir suas informações no projeto Quem é Você de maneira prática.
“Em breve iremos associar a oferta de serviços da secretaria ao número do cadastro no projeto”, anuncia Irajá.


Autor: Assessoria de Comunicação
Fonte: ICI


Nenhum comentário: