sábado, 25 de junho de 2011

Inclusão Social e Tecnologia Assistiva



O uso da tecnologia no processo de inclusão escolar



Ao longo da história, a tecnologia vem sendo utilizada para facilitar a vida dos homens. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia é a diferença entre o “poder” e o “não poder” realizar ações. No processo de inclusão de crianças com dificuldades motoras, o terapeuta ocupacional poderá coordenar:


Adaptações ambientais como: rampas, barras nos corredores, banheiros e sala de aula, tipo de piso, sinalização dos ambientes, iluminação e posicionamento da criança dentro da sala de aula considerando sua possibilidade visual. · Adaptação postural da criança na classe com a adequação da sua cadeira de rodas ou carteira escolar e adequações posturais nas atividades das aulas complementares ou de lazer.



· O processo de ensino-aprendizagem com a confecção ou indicação de recursos como: planos inclinados, antiderrapantes, lápis adaptados, órteses, pautas ampliadas, cadernos quadriculados, letras emborrachadas, textos ampliados, máquina de escrever ou computador. ·



O recurso alternativo para a comunicação oral com a utilização de pranchas de comunicação ou comunicadores e, · A independência nas atividades de vida diária e de vida prática com adaptações simples como argolas para auxiliar a abertura da merendeira ou mochila, ou copos e talheres adaptados para o lanche.


Inclusão Escolar
O sucesso do processo de inclusão está diretamente ligado à possibilidade de reconhecer as diferenças e aceitá-las. Isso não significa ignorá-las, isso não significa colocar crianças com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular e esperar que elas aprendam pela proximidade com seus colegas da mesma idade. Respeitar as diferenças é oportunizar os recursos necessários para que a criança aprenda. Muitas vezes esses recursos serão simples como letras soltas ou textos escritos em letras maiúsculas e outras vezes poderá ser o uso de um computador adaptado.

O Brasil tem hoje, segundo o Censo escolar de 2005 (MEC, 2006), 640.317 alunos com necessidades educacionais especiais matriculados nas escolas do país, portanto esse não é um problema que possa ser ignorado.

http://fabiannalopes40.blogspot.com/2010/06/inclusao-escolar-e-tecnologia-assistiva.html

2 comentários:

Penélope disse...

Grata pelo seu carinho em passar e ficar pela minha página!
Abraços

PERSEVERÂNÇA disse...

Passando para elogiar essas postagens tão maravilhosas e que possam servir de exemplo para muitos.
Super abraço,
bjs

www.felicidadeamorpaixao.blogspot.com