terça-feira, 7 de abril de 2015

TREINE O SEU CÉREBRO



Como deixar a mente afiada
Que nosso cérebro é incrível, todo mundo sabe. Mas você sabia que é possível deixá-lo ainda mais poderoso? Basta fazer exercícios mentais que ajudam os neurônios (células que conduzem mensagens dentro do cérebro) a se ligarem entre si, num processo chamado sinapse.
Quanto mais você exercitar o cérebro, mais ligações desse tipo vão se formar. Aí, com um monte de conexões feitas, se torna mais fácil aprender, memorizar e raciocinar. Comece agora, com desafios de lógica e de matemática. E, nas próximas páginas, turbine também a memória e a criatividade. 
20 mil é o número de conexões (ou sinapses) que um único neurônio é capaz de fazer com outros neurônios. Quanto mais estímulo essas células recebem, mais elas se ligam entre si!

Memória rápida

O cérebro tem dois tipos de memória: a de curto prazo, que guarda dados por pouco tempo, como o nome de uma rua por onde você quase não passa; e a de longo prazo, que cuida das informações que precisamos lembrar sempre, como saber ler e escrever. Faça o teste a seguir para testar sua memória de curto prazo.

1) Comece pelo topo e leia cada linha de números em voz alta. A cada linha lida, cubra-a e tente se lembrar dos números, sem olhar. Siga até que não consiga mais se lembrar da sequência certa.

438
7209
18546
907513
2146307
50918243
480759162
1728406395

2) A maioria das pessoas consegue registrar, na memória de curto prazo, uma sequência de apenas sete números por vez. Se você conseguiu se lembrar das linhas com mais de sete números, se saiu muito bem!

Dividido é mais fácil
Já teve que decorar uma lista de palavras e achou muito difícil? Pode ficar mais simples se você dividi-las em grupos pequenos. Faça o exercício para descobrir.

1) Estude a lista de palavras a seguir por 30 segundos. Cubra a lista e tente escrever o maior número de itens que puder. Verifique quantas palavras acertou.

Pirâmide
Galho
Estufa
Inseto
Peixe-dourado
Trator
Garra
Botão
Elefante
Carpete
Sopa
Sobrado
Teclado
Bicicleta

Prova do tato

Você vai precisar de:
- 10 objetos pequenos
- 1 caixa
- 1 pano
- lápis e papel

1)   Chame os amigos. Na caixa, ponham objetos como lápis, moedas, borracha, botões, etc. Cubram com o pano e, um por vez, coloquem a mão dentro da caixa, sem olhar, e toquem os objetos.
2)   Sorteiem quem vai começar. O participante deve tirar um dos objetos da caixa, sem que ninguém veja. Depois, cada um coloca a mão lá dentro por 20 segundos e anota o que está faltando.
3)   Quem acertar é o próximo a tirar algo de dentro da caixa. Quando todo mundo já estiver craque no jogo, vocês podem trocar os objetos ou acrescentar outros.

Arquivo poderoso

Nossa memória funciona como uma biblioteca cheia de fileiras de arquivos que podem ser acessados a partir de qualquer estímulo, como um som ou um cheiro. Sempre há espaço para novidades, como a matéria da escola. Mas nem tudo fica guardado para sempre: se uma lembrança fica um tempão sem ser acessada, o cérebro entende que ela não é importante e a memória acaba esquecida.

Memória em dia
Veja que atitudes ajudam a evitar o esquecimento

- Às vezes você se esquece dos trabalhos da escola? Faça associações! Por exemplo: se tem um trabalho de biologia para entregar, pense algo como “biologia – corpo – tomar banho”. Você vai se lembrar dele quando entrar no chuveiro.
- Esforce-se para decorar o telefone de três amigos em um mês. Nesse período, leia os números e disque sem olhar novamente.
- Sempre preste (muita!) atenção quando estiver aprendendo algo novo. Se você ficar distraído, as informações não serão registradas pelo cérebro e nunca estarão em sua memória.
- Durma cerca de oito horas por noite. É durante o sono que o cérebro organiza as informações que você registrou naquele dia: o que é importante fica guardado na memória e o resto é apagado.



Solte a imaginação!
Estimular a criatividade ajuda a mente a enxergar os desafios de formas diferentes as que você está acostumado. Assim, pode ficar mais fácil resolver problemas de raciocínio na escola ou até se dar bem num jogo com os amigos. Faça os exercícios e deixe as ideias viajarem!

Criatividade máxima
Dicas para você não deixar a imaginação perder força

- Antes de fazer um trabalho da escola com os amigos, reúna o grupo para uma tempestade de ideias (ou brainstorming, em inglês). Enquanto alguém anota, os outros dão todas as sugestões para o trabalho que puderem imaginar. No final, elejam as mais legais.
- Está difícil ter uma ideia criativa para uma redação? Dê uma caminhada ou ande de bicicleta. Durante exercícios físicos que não exigem raciocínio, sua mente fica livre para a imaginação. Aí, uma ideia genial pode surgir.
- Brinque muito! E não fique preso apenas às brincadeiras que você já conhece. Invente novos jogos ou crie regras diferentes para aqueles que você adora. É só deixar a criatividade falar mais alto! 

http://recreio.uol.com.br/noticias/corpo-humano/treine-o-seu-cerebro.phtml#.VSPkDvnF-n9

Nenhum comentário: