quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Senai incentiva inclusão de PcD no mercado de trabalho

AddThis Social Bookmark Button

Convite - Evento PcD
 Uma pesquisa realizada pela I.Social, consultoria com foco na Inclusão Social, revelou que o índice de pessoas com deficiência (PcD) que estão desempregadas no Brasil aumentou de 29,10%,  em 2011, para 38,5%, em 2012. Ainda segundo o estudo, as principais barreiras enfrentadas pelas PcDs são, nesta ordem, oportunidades ruins, foco exclusivo no cumprimento de cota e poucas oportunidades.
Com o objetivo de mudar este cenário e sensibilizar empresários do setor industrial a incluírem pessoas com deficiência no seu quadro de colaboradores, o SENAI, por meio do seu Programa de Ações Inclusivas (PSAI) e com o apoio do Conselho Temático de Responsabilidade Social da Fiepa (CORES), realiza, nesta sexta-feira (20), evento alusivo ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. A programação contará com palestras e oficinas que vão discutir as dificuldades e os potenciais das PcDs.
Os temas escolhidos para as palestras foram “O potencial da pessoa com deficiência” e “A pessoa com deficiência frente às garantias de direitos e suas implicações no mercado de trabalho”, ministradas pela Coordenadoria de Educação Especial, da Seduc, e pelo Abrigo Especial Calabriano, respectivamente. Já nas oficinas, os participantes poderão saber mais sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a respeito das Tecnologias Assistivas para Pessoas Cegas: Sistema Dosvox.
A programação também terá espaço para esclarecimentos acerca da chamada Lei de Cotas (Lei 8.213 de 24 de julho de 1991), que, entre outras coisas, prevê que todas as empresas com 100 ou mais funcionários devem ter até 5% das vagas ocupadas por pessoas com alguma deficiência.
:SERVIÇO: O evento acontece às 9h, no auditório do Centro de Desenvolvimento da Amazônia (CEDAM), na Trav. Mauriti, 3251 – Marco. Mais informações pelo telefone (91) 4009-4779.
 
Follow us on Twitter

Nenhum comentário: