terça-feira, 7 de outubro de 2014

Professora de Caraguatatuba adaptou livro de Ziraldo para cegos

Por Luciane Molina
http://www.guiainclusivo.com.br/2014/10/professora-de-caraguatatuba-adaptou-livro-de-ziraldo-para-cegos/
Uma professora de Caraguatatuba usou muita criatividade e aplicou o conhecimento aprendido num curso de Braille para levar literatura acessível a pessoas com deficiência visual. Katia Carvalho inovou ao adaptar um livro do escritor Ziraldo, transcrevendo toda a obra para o sistema Braille e fonte ampliada para atender crianças com cegueira e com baixa visão. Além disso ela fez a releitura das imagens, reproduzindo-as em relevo e com materiais que permitem a percepção pelo tato, utilizando diferentes texturas, como plástico, papel camurça, tecidos, fios, e emborrachado EVA.
A ideia da professora Katia surgiu ainda durante o curso que frequentou para aprender o sistema Braille. Mais tarde, porém, ela contou que veio a proposta de apresentar um trabalho na Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC), que acontece anualmente na cidade. A professora revela que ainda não atende alunos cegos nessa faixa etária, mas que pretende dar continuidade nesse projeto, adaptando outros títulos e gêneros literários. “Pretendo apresentar essa primeira adaptação e mostrar que é possível levar a leitura inclusiva e acessível para todos”, disse.
O livro escolhido foi “Um bebê em forma de gente” do escritor Ziraldo. Originalmente essa obra foi editada pela primeira vez em 1996 e conta as aventuras de um bebê muito criativo e curioso. Após ter montado sua adaptação, Katia submeteu o livro para a apreciação final da sua professora de Braille, a pedagoga Luciane Molina, que observou e analisou cada detalhe que foi muito bem empregado nesse projeto, tais como o tamanho das figuras, a fonte ampliada, o relevo das letras em Braille e e as diferentes texturas e recortes que se mostraram muito agradáveis ao tato.
A III Feira Literária de Caraguatatuba acontece de 4 a 7 de novembro, reunindo escritores, alunos e a comunidade em geral para debates, oficinas, palestras e apresentações artísticas e literárias. Nessa edição, Ziraldo também marcará presença no evento. A expectativa da professora Katia Carvalho é apresentar seu projeto de adaptação ao escritor. Seu trabalho, o livro adaptado, já foi apresentado no III Fórum de Inclusão em Pindamonhangaba, no mês de setembro.
Descrição da imagem: A professora Luciane Molina segura o livro ao lado de Kátia.

* Luciane Molina é pedagoga e pessoa com deficiência visual. Especialista em atendimento Educacional especializado e atua com formação de professores no Vale do Paraíba e Litoral Norte de sP.

Nenhum comentário: