terça-feira, 7 de outubro de 2014

Comunicação inclusiva é tema de encontro técnico


Na manhã de 25 de setembro, aconteceu na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o evento técnico III Encontro de Gestores de Comunicação do Estado de São Paulo – Desafios da Inclusão.
 
A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, foi a anfitriã, abrindo o evento. O encontro foi coordenado pela jornalista e gestora da Assessoria de Comunicação Institucional da Secretaria, Maria Isabel da Silva, que apresentou a palestra "Terminologia inclusiva em linguagem humanizada:
o desafio da comunicação na vida real e no mundo virtual".

Outros palestrantes convidados levaram informações importantes sobre Comunicação acessível, como a professora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de SP e precursora da audiodescrição no Brasil, Dra. Livia Maria de Mello Motta; o apresentador da Rádio MEC AM do Rio de Janeiro e ex-âncora da Rede CBN, Marcus Aurélio de Carvalho; e o tradutor, intérprete, instrutor de Libras e coordenador do Departamento de Libras da AME, Thiago Lemes.
 
O evento foi voltado aos profissionais e estudantes de comunicação, além de gestores interessados na temática "inclusão de pessoas com deficiência". Resgatou a história de avanços e conquistas do segmento ao longo dos séculos; o uso de terminologia inclusiva; redes sociais acessíveis; além de apresentar tecnologias de comunicação com pessoas surdas, como centrais de atendimento simultâneo em Libras.
 
Foram abordados temas como audiodescrição em eventos, teatros, programas de TV, cinemas e espetáculos. O público vivenciou a experiência de não entender uma peça de propaganda que conte apenas com elementos visuais. A professora Lívia Motta distribuiu vendas e apresentou a importância da audiodescrição na prática.
 
http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/comunicacao-inclusiva-e-tema-de-encontro-tecnico

Nenhum comentário: