quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Médica alerta sobre o diagnóstico da fibromialgia em Itapetininga

http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/10/medica-alerta-sobre-o-diagnostico-da-fibromialgia-em-itapetininga.html
A fibromialgia é uma doença de difícil diagnóstico e que afeta principalmente mulheres entre 20 e 50 anos. A doença tem como o principal sintoma dores constantes por todo corpo. Em Itapetininga(SP), a médica reumatologista Andréia Zanolli explica que as causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas que alguns pacientes apresentam pré-disposição genética para a doença.
Tereza Ordônio passou dois anos com dores antes de descobrir a doença (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)Tereza passou dois anos com dores até descobrir
a doença (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)
Os principais sintomas da fibromialgia são: dores pelo corpo por mais de três meses, cansaço, insônia e distúrbios psicológicos, como a síndrome do pânico. Ainda segundo ela, quando o paciente apresenta um quadro de depressão, fica mais complicado tratar a doença.
“O diagnóstico é estritamente clínico, não existe nenhum exame de sangue ou imagem, por exemplo, que comprove a fibromialgia. Ele depende de uma boa história clínica e de um exame físico detalhado para que sejam excluídas outras doenças de dor crônica. A interpretação da dor acaba piorando com a depressão, assim como nos climas mas frios e úmidos, e também prejudica no enfrentamento da doença e disponibilidade de tratamento”, afirma Zanolli.
É o caso da professora de artes Tereza Ordônio, diagnosticada com fibromialgia há 14 anos. Após perder a coordenação para desenhar, uma das atividades preferidas da professora, ela entrou em depressão. Depois de dois anos com dores, passando por médicos de várias especialidades da região e sem descobrir o que tinha, pediu ajuda para a sobrinha, que é reumatologista. Foi assim que recebeu o diagnóstico.
“Eu ‘corria’ de um médico para outro, e não tinha solução. Passei dois anos da minha vida com dores constantes, e é difícil também para as pessoas entenderem que está doendo, porque não aparece nenhum inchaço, nenhuma marca. Fiz inúmeros exames mas todos estavam normais”, conta a professora.
Boa parte do tratamento é feita com exercícios físicos. Por isso, a fisioterapia é aliada no combate aos sintomas. Segundo o fisioterapeuta Wedney Prado, a hidroterapia, o pilates e o uso de aparelhos para alívio das dores são os recursos mais indicados. “A fisioterapia auxilia muito na dor, então ela consegue reduzir esse processo de dor. A fisioterapia oferece inúmeros recursos para proporcionar uma melhora na qualidade de vida no que tange a dor”, recomenda.
Tratamento da fibromialgia é a prática de exercícios físicos, segundo fisioterapeuta (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)Tratamento da fibromialgia é a prática de exercícios físicos (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)

Nenhum comentário: