sábado, 28 de dezembro de 2013

Servidores vivenciam as dificuldades da pessoa com deficiência

 



Durante todo o ano de 2013, 435 servidores públicos da Prefeitura de Curitiba foram capacitados para entender melhor as dificuldades das pessoas com deficiência, conhecer a legislação da área e como os serviços públicos podem atender melhor essa parcela da população.
A capacitação foi organizada pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e atingiu servidores de várias áreas, incluindo engenheiros e arquitetos envolvidos no planejamento urbano e de mobilidade.
Divididos em 17 turmas, eles receberam informações e passaram por vivências destinadas a reproduzir as dificuldades de uma pessoa com deficiência. Para isso, locomoveram-se em cadeira de rodas e com muletas e também foram orientados a andar com os olhos vendados. Também conheceram os diferentes tipos de deficiência, aprenderam como agir com pessoas com deficiência e receberam noções de cidadania e inclusão.
O coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Trânsito, Caçan Jurê Silvanio, é servidor municipal desde 1998 e nunca tinha participado de uma capacitação desse tipo. “Achei fantástica a iniciativa de envolver os servidores com teoria e vivência. Foi uma forma de conhecermos a realidade do usuário de cadeira de rodas, da pessoa com deficiência visual, de se colocar no lugar do outro e perceber de fato como eles enfrentam estas situações no dia a dia”, disse.
Reunião aberta
A Secretaria da Pessoa com Deficiência também instituiu este ano reuniões abertas, durante as quais representantes da comunidade puderam apresentar sugestões e reivindicações. Muitas foram solucionadas e encaminhadas, outras ainda estão na pauta dos órgãos públicos responsáveis. A ideia é descentralizar e intensificar esta ação de gestão participativa.
Entre os temas abordados estão saúde, trabalho, mulheres com deficiência, comunidade com deficiência auditiva, esporte e lazer, acessibilidade e cultura, bem como  a promoção do protagonismo na defesa de direitos. Participaram 294 pessoas com deficiência, servidores, familiares, representantes de entidades e profissionais, num total de oito reuniões.
http://www.curitiba.pr.gov.br/fotos/album-servidores-vivenciam-as-dificuldades-da-pessoa-com-deficiencia/19456

Um comentário:

Ordem do Saber disse...

Achei a iniciativa fantástica.

Um bom domingo.