quinta-feira, 10 de outubro de 2013

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS,promovido pelo MEC.

Sinto-me orgulhosa de ter sido selecionada neste curso, no qual tem trazido algumas mobilizações nos padrões estabelecidos pelo sistema Educacional e sabemos que futuramente muitas mudanças ocorrerão na Educação Especial.Acompanhem este processo e por enquanto aqui fica um dos planejamentos executados na sala na minha sala de aula numa escola especial com este formato sugerido pelo curso de FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM  TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS

Escola Especial Vivian Marçal
Professora Eliane Clara Pepino
Ensino Fundamental

Descrição:6 alunos com 15 e 16 anos ,5 cadeirantes um com hemiplegia,2 destes não falam e possuem menor mobilidade que os demais requerem o uso da Comunicação Alternativa.
Dados de identificação:
Site: http:
                http://www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htmecossistema
             http://www2.uol.com.br/ecokids/hinos.htm# bandeira


  1. Atividade dos  sites:
·         Textos informativos sobre a planta do Manacá símbolo de Curitiba.
·         Hino do Estado do Paraná.
·         Ecossistema Global animais e plantas
·         Como funciona o nosso meio ambiente
·         Como causamos desequilíbrio ambiental

2 Período de desenvolvimento da atividade: De 9 a 12 de setembro
3-Características sensoriais e cognitivas são exigidas do aluno para a realização da atividade:

·         Identificação do objeto de estudo “a planta Manacá” na qual  representa simbolicamente a cidade de Curitiba.
·         Sentir, ver, apreciar as formas e cores das plantas.
·         Comparações das formas, cores, tamanhos, espessura das plantas.
·          Adquirir conhecimentos sobre plantas e meio ambiente visitando o Jardim Botânico e realizando relações com ecossistema.
4-Habilidade a ser desenvolvida: construir conceitos do objeto para identificar  a espécie da planta focada.
5-Objetivos: conhecer o ecossistema onde o Manacá esta inserido.Identificar os polinizadores do Manacá
6-Conteúdo Ecossistemas \Plantas\Polinizadores
7-Desenvolvimento da atividade:
Passeio Dirigido em parque Ecológico de Curitiba para observação da espécie a ser estudada em data de 13 – 9 -2013.
Percepção do espaço e forma da espécie estudada.
Organização da pesquisa bibliográfica, dos registros imagéticos (fotos) e sites pesquisados.
Confecção de material pedagógico de cartaz coletivo integrando as turmas do Fundamental, que foram no passeio ,com recorte, colagem e tinta guache, formando painel do mesmo, com fotos do processo das atividades para  as demais salas.
Exposição de fotos , painel ilustrativo da atividade em local de circulação de funcionários ,professores e alunos da escola.

Troca de experiências a respeito da pesquisa bibliográfica com apoio de imagens retiradas do You tube com o vídeohttp: //youtu.be/Bav1iIDXUhc  

8-Recursos de apoio-maquina fotográfica digital, notbooks ,internet, teclado adaptado  para alunos com dificuldade de mobilidade e  baixa visão,
9-Estratégias de acompanhamento da atividade:
·         Registros através de fotos das atividades realizadas
·         Anotações no livro de chamada avaliando-os
10-Observações:
Os alunos tiveram bastante participação ,compreendendo através do currículo funcional a necessidade de aprender mais sobre outros assuntos correlacionados como: ecossistemas, meio ambiente, degradação , símbolos ,aquecimento global que estaremos na sequencia se aprofundando de acordo com uso da consulta.


Um comentário:

Fabíola Cecato Canella disse...

Essa aula foi realmente especial pela integração das turmas e participação coletiva para realizar as atividades da melhor forma possível dentro da possibilidade motora de cada aluno. O passeio foi uma delícia e todos nós aproveitamos muito. Parabéns!
Acreditar que vai dar certo já é um grande passo para a concretização de nossos sonhos...
Fabíola Cecato Canella - O Diferenciando está aqui também!