Sinto-me orgulhosa de ter sido selecionada neste curso, no qual tem trazido algumas mobilizações nos padrões estabelecidos pelo sistema Educacional e sabemos que futuramente muitas mudanças ocorrerão na Educação Especial.Acompanhem este processo e por enquanto aqui fica um dos planejamentos executados na sala na minha sala de aula numa escola especial com este formato sugerido pelo curso de FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS
Escola Especial Vivian Marçal
Professora Eliane Clara Pepino
Ensino Fundamental
Descrição:6 alunos com 15 e 16 anos ,5
cadeirantes um com hemiplegia,2 destes não falam e possuem menor mobilidade que
os demais requerem o uso da Comunicação Alternativa.
Dados de identificação:
Site: http:
Site: http:
- Atividade dos sites:
·
Textos
informativos sobre a planta do Manacá símbolo de Curitiba.
·
Hino do Estado
do Paraná.
·
Ecossistema
Global animais e plantas
·
Como funciona o
nosso meio ambiente
·
Como causamos
desequilíbrio ambiental
2
Período de desenvolvimento da atividade: De 9 a 12 de setembro
3-Características
sensoriais e cognitivas são exigidas do aluno para a realização da atividade:
·
Identificação
do objeto de estudo “a planta Manacá” na qual representa simbolicamente a cidade de
Curitiba.
·
Sentir, ver,
apreciar as formas e cores das plantas.
·
Comparações das
formas, cores, tamanhos, espessura das plantas.
·
Adquirir conhecimentos sobre plantas e meio
ambiente visitando o Jardim Botânico e realizando relações com ecossistema.
4-Habilidade a ser desenvolvida: construir conceitos do objeto para
identificar a espécie da planta focada.
5-Objetivos: conhecer o ecossistema onde o Manacá esta inserido.Identificar os
polinizadores do Manacá
6-Conteúdo
Ecossistemas \Plantas\Polinizadores
7-Desenvolvimento da atividade:
Passeio
Dirigido em parque Ecológico de Curitiba para observação da espécie a ser
estudada em data de 13 – 9 -2013.
Percepção do
espaço e forma da espécie estudada.
Organização da
pesquisa bibliográfica, dos registros imagéticos (fotos) e sites pesquisados.
Confecção de
material pedagógico de cartaz coletivo integrando as turmas do Fundamental, que
foram no passeio ,com recorte, colagem e tinta guache, formando painel do
mesmo, com fotos do processo das atividades para as demais salas.
Exposição de
fotos , painel ilustrativo da atividade em local de circulação de funcionários
,professores e alunos da escola.
Troca de experiências
a respeito da pesquisa bibliográfica com apoio de imagens retiradas do You tube
com o vídeohttp: //youtu.be/Bav1iIDXUhc
8-Recursos de apoio-maquina fotográfica digital, notbooks ,internet,
teclado adaptado para alunos com
dificuldade de mobilidade e baixa visão,
9-Estratégias de acompanhamento da atividade:
·
Registros
através de fotos das atividades realizadas
·
Anotações no
livro de chamada avaliando-os
10-Observações:
Os alunos
tiveram bastante participação ,compreendendo através do currículo funcional a
necessidade de aprender mais sobre outros assuntos correlacionados como:
ecossistemas, meio ambiente, degradação , símbolos ,aquecimento global que
estaremos na sequencia se aprofundando de acordo com uso da consulta.
Um comentário:
Essa aula foi realmente especial pela integração das turmas e participação coletiva para realizar as atividades da melhor forma possível dentro da possibilidade motora de cada aluno. O passeio foi uma delícia e todos nós aproveitamos muito. Parabéns!
Acreditar que vai dar certo já é um grande passo para a concretização de nossos sonhos...
Fabíola Cecato Canella - O Diferenciando está aqui também!
Postar um comentário