sábado, 8 de dezembro de 2012

Dia Internacional da PcD em Curitiba por BLOG:Bronca


Dia Internacional da PcD em Curitiba






Apresentação musical e dança das crianças da Escola Epheta


Transcorreu no ultimo dia 3 em dois espaços, em Curitiba, as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.


O evento foi concebido pelo CVIRM-CTBA - Centro de Vida Independente da Região Metropolitana de Curitiba e pelo Fórum Paranaense de Direitos da PcD, com a finalidade de analisar o estagio da inclusão social na capital paranaense, exposição de talentos com deficiência e para apreciar a extraordinária criação das instituições, no campo das artes e da musica. Realizou-se durante a manhã no Memorial de Curitiba e a tarde no Centro Universitário Uninter (Edifico Garcez)




Apresentações





Alunos com deficiência auditiva da Escola Epheta se apresentaram através de um coral. Alguém imagina crianças surdas cantando uma musica pop brasileira?
Já a Professora Deise Pedroso, do Instituto Paranaense de Cegos criou o projeto "Ver com as Mãos", em que demonstra a independência e a "visão" das pessoas com deficiência visual, frente aos seus problemas. O projeto tem apoio do "Criança Esperança".
E a Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial - Afece, ministrou palestra sobre "prevenção de deficiências".


Por outro lado, um grupo estigmatizado e que luta por um espaço na sociedade são os Ostomizados (pessoas que tem ostoma - é uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre o orgão interno e o exterior, com a finalidade de eliminar os dejetos do organismo), os quais estão organizados na APO - Associação Paranaense dos Ostomizados.
Segundo a direção da entidade, que é presidida pela Sra. Luiza Helena F. Silveira, cerca de 150 pessoas falecem por mês em Curitiba, devido à suas enfermidades. E são feitas mais de 200 cirurgias dessas ao mes (a maioria por câncer no intestino), portanto, umas 50 pessoas conseguem conviver com as alterações no seu modo de vida.




Deficiencia visual





Daniel Massaneiro, com deficiência visual, promoveu uma dinâmica em que as pessoas presentes foram convidadas a colocar uma venda e se locomover para algum espaço no saguão. A dificuldade para percorrer uns trinta metros foi tanta que as pessoas não conseguem se imaginar sem este sentido, um dos principais ao corpo humano.
"Não é para as pessoas se tornarem cegas que fazemos isso, nem para que elas pensem como nós somos, mas sim para mostrarmos as dificuldades que todos temos na questão da acessibilidade por exemplo", disse Daniel.
Aliás, os grupos de cegos pontificaram com várias atrações. Alem de Daniel Massaneiro, os "Meninos de Angola" fizeram a abertura cantando o Hino Nacional e apresentaram um show de musica reggae. O Grupo de Teatro "Luz", da cidade de Guarapuava apresentou uma peça interessante, interagindo com todos os presentes, de olhos vendados. E o grupo "Além da Visão" foi o mais aplaudido da tarde, com apresentação de pagode que contagiou o ambiente.


Também se apresentaram crianças surdas da Escola Alcindo Fanaya, os "Super Normais", que são tiras produzidas por um trio de pessoas com deficiência de Curitiba, que vem encantando as pessoas pela irreverencia, conteúdo e a forma irônica em que é apresentada. Os "Super Normais" é um grupo integrado por Rafael Bonfim, Manoel Negraes e Mirela Prosdocimo.




Grupo Uninter




A professora Leomar Marchesini fez uma bela apresentação do trabalho que o SIANEE (Serviço de Inclusão e Atendimento a Alunos com Necessidades Especiais) do Grupo Uninter, um dos patrocinadores do evento, realiza no Paraná.
A professora e ativista do movimento, Regiane Maturo focou a questão da "Capacitação e Inclusão no Mercado de Trabalho".
Também foi muito elogiada a participação do Grupo "Rodando para o Alvo", em que cadeirantes se apresentaram com um belo fundo musical.
E os blogueiros Eliane Clara Pepino e Matheus Kreling lançaram, oficialmente no evento, o "Blog futuro está aqui".


O ponto alto do evento foi a apresentação do ativista Romeu Kazumi Sassaki (SP), que falou sobre "Acessibilidade em Cidades Históricas , tendo como base, um seminário realizado no mês passado na cidade de São Luiz (MA).
Nesse ponto, o evento foi marcado de proposito no Memorial de Curitiba,. local totalmente inacessível  onde as pessoas tiveram muitas dificuldades para chegar.
Para Romeu Sassaki, "querer realizar alguma coisa, mesmo que seja num local histórico da cidade é possível  desde que a sociedade assim o queira".
O Largo da Ordem, além de calçadas irregulares é totalmente liso e altamente perigoso até para pessoas comuns transitarem por ali. O Memorial também é constituído de pedras irregulares.




Presenças





Luciane Passos (Fórum), Alberto Nogueira (CVIRM), Irajá de Brito Vaz (SEDPcD) e Professora interprete de Libras

Além de Romeu Sassaki, prestigiaram o evento o Secretario da Secretaria Especial de Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz e as demais lideranças envolvidas, das respectivas entidades promotoras.


Realização:


Forum Paranaense de Direitos da PcD e CVIRM-CTBA - Centro de Vida Independente da Região Metropolitana de Curitiba.


Apoio:


- Fundação Cultural de Curitiba
- Bebidas Cini S/A
- Instituto Paranaense de Cegos
- Secretaria Especial de Direitos da Pesssoa com Deficiencia
- SIANEE - Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
- Centro Universitário Uninter.

http://bronca-blogdobronca.blogspot.com.br/




Nenhum comentário: