quarta-feira, 14 de novembro de 2012

OAB discute sociedade acessível e inclusiva


principal

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Irajá de Brito Vaz, participou nesta terça-feira (14) do primeiro encontro sobre sociedade acessível e inclusiva da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR). O encontro, organizado pela Comissão de Acessibilidade da OAB-PR, reuniu vários especialistas no assunto.
No encontro, foram abordadas questões sobre o desenvolvimento de ações que conscientizem e informem a sociedade em relação à acessibilidade como um atributo da dignidade da pessoa e o direito de ir e vir daqueles  com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45 milhões e 600 mil pessoas se declararam com algum tipo de deficiência em todo o país, o que representa quase 24% da população brasileira.
Além disso, foram discutidas as possíveis barreiras sociais da pessoa com deficiência no exercício da advocacia e a relevância da OAB na eficácia dos direitos constitucionais dessas pessoas.
De acordo com Irajá, todas as categorias deveriam discutir internamente o,exercício profissional da pessoa com deficiência. "A OAB tem sido pioneira no assunto”, disse o secretário. Advogados com deficiências físicas e sensoriais, ao falar de suas experiências, apresentaram um panorama dos problemas que enfrentam no dia a dia do exercício da profissão nos fóruns e tribunais de Curitiba.
O evento reuniu especialistas no assunto, como Dudu Braga, um dos fundadores da ONG Meninos do Morumbi; o advogado Luiz Fernando Zeni, fundador da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná; o juiz presidente da Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Justiça do Paraná, Sigurd Bengtsson; o desembargador federal do trabalho da 9ª Região, Ricardo Tadeu Marques da Fonzeca, e o coordenador da campanha Contas para Acessibilidade Total, do Ministério Público Federal, Sérgio Ricardo Costa Caribé.

Sem Barreiras

1º encontro com o tema ?A OAB por uma sociedade acessível e inclusiva?, organizado pela Comissão de Acessibilidade da Seccional, presidida pela advogada Berenice Reis Lessa, na Sede da OAB-PR.
Foto: Divulgação
http://www.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário: