sábado, 20 de outubro de 2012

Tecnologia de pré-consulta pode aproximar médico de paciente


Tecnologia de pré-consulta pode aproximar médico de paciente
Imagine o quão desgastada é a relação entre médicos e pacientes em um país de dimensões continentais como a China, onde pelo menos 3 bilhões de pessoas passam pelos hospitais anualmente. Nem precisamos ir tão longe para constatar essa fragilidade. Vários hospitais públicos brasileiros sofrem com a superlotação e falta de profissionais, o que acaba interferindo negativamente no tratamento médico.
Situações assim se espalham pelo mundo e a busca para garantir atendimento médico ágil e, ao mesmo tempo, satisfatório se tornou um grande desafio para os sistemas de saúde. Mas uma tecnologia de ponta criada para a China pode abrir caminhos para um novo modelo de prestação de serviços médicos.
Trata-se do “Smart Consulting Service”, uma máquina a ser instalada na recepção dos hospitais para realizar o registro inicial do paciente e uma pré-consulta, com o objetivo de tornar o atendimento mais rápido e eficiente. O aparelho foi projetado com uma tela touchscreen, um microfone e uma câmera. De frente a ele, o paciente indicará seus sintomas a um assistente virtual de tamanho humano e poderá verificar seus sinais vitais por meio de um display palpável.
Ao final do procedimento, a máquina agendará a consulta médica com o profissional mais apropriado para o caso ou com o da preferência do paciente. As informações recolhidas serão encaminhadas para o médico responsável. Com a tecnologia, a expectativa é acelerar a consulta e aumentar a confiabilidade no profissional.
A prática pode ter seus parênteses, afinal, a tecnologia pode até ajudar a acelerar os processos e influenciar na credibilidade do médico, mas em grande parte dos casos, as necessidades do paciente vão muito além dos sintomas físicos. E essas nuances não podem ser, de forma alguma, deixadas de lado nessa relação, mais humana do que tudo.
*Com informações do Homem.net

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