terça-feira, 16 de outubro de 2012

Inclusão pela Arte Esporte


Tem alguém na família com Síndrome de Down?”. A pergunta é ouvida com grande frequência pelos fundadores e atuais presidente e vice-presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural: Olga e Wolf Kos.
O casal passou por um difícil processo de recuperação de uma infecção hospitalar pós-cirúrgica de Wolf. Depois disso, decidiram que atuar em trabalhos sociais seria a melhor maneira de viver partir de então. Ele decide então fundar um instituto que homenageasse sua esposa, fundamental durante seu processo de recuperação, e nasce assim o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural.

Em 2006 o Brasil ratificou a Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes, mostrando o compromisso do país em atender plenamente, respeitar e fazer cumprir os direitos dessas pessoas. O trabalho do IOK vem alinhar-se aos esforços nacionais nessa direção, assumindo a responsabilidade de promover a integração dessas pessoas ajudando-as a participar de todos os aspectos da vida social.
CULTURA- RESGATANDO CULTURA
Promove o resgate e a difusão da obra de artistas plásticos brasileiros contemporâneos vivos através da publicação de livros ilustrados sobre sua vida e sua obra, até o momento sete já foram publicados, sendo eles sobre os artistas: Eduardo Iglesias, Marysia Portinari, Isabelle Tuchband, Inácio Rodrigues, Gustavo Rosa, Sara Belz e Claudio Tozzi. O próximo a ser lançado será sobre o artista Yutaka Toyota, além de um volume sobre o IOK intitulado “Instituto Olga Kos, Uma Visão Inclusiva – Arte, Cultura e Esporte”.
CULTURA – PINTOU A SÍNDROME DO RESPEITO
Visa o ensino de técnicas das artes plásticas, de diversos tipos como pintura, colagem, escultura, fotografia e outras tantas, para pessoas com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down. A prática artística desenvolve também um novo canal de expressão e comunicação, novas formas de ver e de viver o mundo.
As atividades são facilitadas através de uma equipe multidisciplinar especializada, formada por um artista plástico, um arte educador, um psicólogo e um pedagogo. Nesses quatro anos de existência do programa, já passaram mais de 1500 crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down e/ou deficiência intelectual.
ESPORTE – KARATE E TAEKWONDO
Em 2009, a equipe do IOK detectou através das pesquisas realizadas constantemente com seus alunos que havia também outras necessidades. Muitos tinham dificuldades de locomoção, respiração, equilíbrio, atrofia muscular, problemas relacionados à autoestima, entre outros. Como forma de superar essas dificuldades a prática esportiva se apresentava como a mais apta. Definiu-se o Karate e o Taekwondo como modalidades escolhidas. Não só por seu trabalho físico e motor, mas também por seus preceitos filosóficos, por sua capacidade de desenvolver e estimular a disciplina, a autoestima, além de outros benefícios.
EMPREGABILIDADE
O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural luta também pela inclusão de jovens com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, no mercado de trabalho.
O IOK percebeu que o poder público também não apresentava opções para essas pessoas em concursos públicos. Nenhum deles, até então, era realizado de forma adaptada e inclusiva.
Com apoio, consultoria e assessoria do IOK, desde a sua formulação até a avaliação, seleção e adaptação, o concurso foi realizado com autorização do Ministério Público, sendo o 1º Concurso Público Nacional Adaptado para pessoas com deficiência intelectual.

PREMIAÇÕES
O Instituto Olga Kos recebeu o “Prêmio Cultura e Saúde”, única instituição da região Sudeste a receber nota máxima (100), por suas atividades de artes com avanços na saúde das pessoas. Também recebeu a Ordem do Mérito Cultural (DECRETO DE 19 DE NOVEMBRO DE 2009 – art. 11 do Regulamento da Ordem do Mérito Cultural, aprovado pelo Decreto nº. 1.711, de 22 de novembro de 1995), a mais importante condecoração cultural no Brasil e em Portugal, entregue pelas mãos do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. Foi premiado em 1° lugar na região sudeste no 2º Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social.
Em 2010, foi contemplado no edital Cultura Viva, com o Ponto e Pontão de Cultura (PORTARIA No- 30, DE 23 DE OUTUBRO DE 2009 – Diário Oficial, terça-feira, 17 de novembro de 2009 – Comunicado Processo SC n 13/2009), pelo reconhecimento das atividades culturais. Outros dois prêmios importantes e recentes, recebidos pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural foram o Areté (PORTARIA N 20, DE 19 DE MAIO DE 20) e Tuxáua (PORTARIA N 24, DE 04 DE JUNHO DE 20), ambos oferecidos pelo Ministério da Cultura.
Em 2012 fomos premiados no Prêmio Pela Arte Se Inclui, da Assessoria para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, pelo projeto PINTOU A SÍNDROME DO RESPEITO – Módulo Fotografia, a ser publicado em livro ainda neste ano.
Para saber mais: Instituto Olga Kos

Nenhum comentário: