sábado, 8 de setembro de 2012

Softwares Livre Acessíveis


A partir de hoje estarei inserindo informações sobre os programas desenvolvidos em software livre que auxiliam e facilitam o uso do computador por pessoas com necessidades especiais. Existem também os softwares desenvolvidos de forma que grande parte dos usuários possam utilizá-lo (acessíveis a pessoas com necessidades especiais), estes também serão inseridos neste tópico:
Se você conhecer algum software livre acessível, envie em meu e-mail (bonitrix @ gmail.com) para que seja postado neste tópico.
TuxPaint
Hoje inseri aqui o TuxPaint, um programa educativo perfeito para incentivar a criatividade das crianças utilizando ferramentas simples de desenhos no computador.
Link:
TuxPaint para Linux: http://sourceforge.net/projects/tuxpaint/files/tuxpaint/0.9.21/tuxpaint-0.9.21.tar.gz/download
TuxPaint para Windows: http://sourceforge.net/projects/tuxpaint/files/tuxpaint/0.9.21/tuxpaint-0.9.21-win32-installer.exe/download
Tutorial TuxPaint: http://penta3.ufrgs.br/PEAD/tutoriais/tuxpaint/tutorial_tuxpaint.pdf
Tecnologias Assistiva e softwares acessíveis em Software Livre:
- Linux Acessível (http://www.imago.ufpr.br/linuxacessivel.html: Projeto que visa o desenvolvimento de ferramentas computacionais para auxílio a pessoas com necessidades especiais. O projeto foi criado pelo IMAGO, um grupo de pesquisa do Departamento de Informática (DInf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As ferramentas desenvolvidas atualmente são: Mouse Lupa (ferramenta de acessibilidade para pessoas portadoras de baixa visão), Mouse Nose (ferramenta para o auxílio no uso do computador, com o objetivo de que o usuário possa utilizar o nariz para movimentar o cursor na tela), BPM Counter (recurso de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais auditivas com o objetivo de treinar o usuário com o método para aquisição de ritmo) e IMAGOCR (sistema de OCR, sigla em inglês para Optical Character Recognition, que significa Reconhecimento Ótico de Caracteres).
- Linvox (http://www.dcc.ufrj.br/~gabriel/linvox.php) : O projeto Linvox é o início de uma experiência para migrar o sistema de acessibilidade DOSVOX para o sistema operacional Linux. Esse é um projeto brasileiro desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) dedicado à criação de um sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais.
- Orca (http://live.gnome.org/Orca) : Leitor de tela para o ambiente desktop Gnome.
- Dasher (http://www.inference.phy.cam.ac.uk/dasher/): Aplicativo de entrada de texto. É um software que permite aos usuários escreverem sem utilizar o teclado. Pode ser adaptado para ser usado com o mouse convencional ou outros dispositivos.

Nenhum comentário: