segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Push Girls, o novo reality show sobre mulheres cadeirantes no Sundance Channel


Nova série norte-americana sobre mulheres cadeirantes estreia nos Estados Unidos. O reality show se chama “Push Girls” que em inglês significa mulheres destemidas e vai passar no Sundance Channel. A série simula a vida de quatro mulheres cadeirantes, mostrando a “realidade” de jovens e suas relações amorosas. A ideia é mostrar que essas mulheres podem ser bonitas e bem sucedidas mesmo utilizando uma cadeira de rodas.
Percebemos o aumento de séries que têm personagens com deficiência, assim como realities shows que abordam essa questão. Um que gosto muito de assistir foi traduzido como “A pequena grande família” que mostra uma família com pais anões. Esses realities podem fazer as pessoas entenderem o que é ter deficiência. Entender quais são as dificuldades, como as famílias são iguais.
Este novo programa parece interessante, apesar de ter só visto uma propaganda. Mas, me preocupa a questão de todas cadeirantes terem que ser jovens, lindas e bem sucedidas. “Push girls” me lembra os filmes americanos que sempre abordam a questão da popularidade como algo muito importante. Contudo, é necessário mostrar quem elas são, como encararam o preconceito, as barreiras. Também devemos pensar que as barreiras físicas são bem diferentes entre mulheres brasileiras e americanas. Mas, de qualquer forma existir um reality sobre este assunto já mostra o espaço que a discussão sobre inclusão está ganhando.

Fonte: Guia Inclusivo

Nenhum comentário: