terça-feira, 8 de maio de 2012

Maternidade Negada


Não acreditava que estava ouvindo aquilo. Um segredo de família revelado assim a pessoas praticamente desconhecidas.

A proposta do trabalho era simples, colocar mães de crianças especiais para conversarem em grupo e trocar suas experiências. Quando acreditamos que somos únicos ou quando somos minoria, nos sentimos fracos. A compreensão nos fortalece, nos identifica e transforma nossa individualidade em comunidade e é justamente essa identidade comum que nos faz sentirmos bem, nos deslocamos do questionador: porque eu?  Para a saudável constatação: também eu.
Talvez por essa razão, algumas pessoas se sentissem tão à vontade para compartilhar suas angústias e até mesmo seus segredos, como surpreendentemente estava acontecendo naquele momento.
“Minha filha não sabe que sou sua mãe, pensa que sou a sua irmã mais velha. Por pressão de meus pais fui obrigada a esconder a gravidez de todos e como morávamos na fazenda, foi fácil para as pessoas acreditarem que minha mãe tinha tido mais uma menina, mesmo com a idade que tinha”. Agora, mais de trinta anos depois, com o nascimento do neto ela se viu ligada à criança de uma maneira especial, era mais que a ligação de uma tia com seu sobrinho, era uma relação de avó.
Com o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo da criança, aquela que se passava por irmã se viu sem chão, e o pior, não se sentia à vontade para mobilizar a vida dos familiares. Poderia contar com o apoio dos irmãos, mas o enfrentamento das situações desafiadoras do dia a dia dependeria apenas dela e do marido.
As lágrimas corriam abundantes no rosto da relatora deste drama ímpar e todas nós que a ouvíamos mantínhamos um silêncio que denunciava nosso despreparo para nos posicionarmos em uma situação tão inusitada. Estávamos ali para contar das nossas dores, medos, angústias e alegrias da maternidade especial, mas nos deparávamos com uma cena de novela, porém real, se desenrolando à nossa frente.
“Agora que sei do Autismo de meu neto, preciso que ela saiba que pode contar comigo, preciso estar mais próxima, preciso me revelar. Minha mãe, que Deus a tenha, jamais permitiu que eu revelasse este segredo que me corroeu por tantos anos e pelo qual sofri tanto. Nunca fui para a minha filha mais do que uma irmã, velei suas noites, me preocupei e hoje, quando ela mais precisa de mim, tenho que enfrentar o medo da rejeição e me revelar”.
Em momentos assim tão preciosos, que a vida nos traz de presente, podemos ver dor superando dores, dramas que nos ensinam sobre a capacidade do ser humano em suportar o sofrimento. Quantas almas humanas que passam apressadas por nós na avenida não trazem em si também segredos ocultos, dramas sem fim? E se nos dói o dedo que chuta uma pedra nos fazendo mancar e reclamar, como não iremos silenciar ao cruzarmos com alguém que perdeu o pé?
Não tivemos notícias sobre o desfecho da história ouvida naquela manhã, mas cada uma de nós que ali esteve sentiu a força daquele amor de mãe contido por anos, devido a estúpidos preconceitos, que aos poucos nossa humanidade vai superando. E se os ensinamentos bíblicos nos trazem a metáfora da fé que transporta montanhas, não podemos duvidar de que para este caso, o amor iria conseguir conquistar seu espaço e transformar aquelas vidas.

Fausta Cristina

http://vidamaislivre.com.br

Perfil

Foto da(o) colunista Fausta Cristina
Fausta Cristina é mãe de Milena, sua terceira filha, hoje com 8 anos. A gravidez de Milena foi normal. Com o passar dos dias, sua filha chamava a atenção por ser muito quieta. Fausta estranhava o fato de ela não olhar, não fixar a atenção e com o tempo, a sensação de que algo estava errado foi aumentando. Com nove meses, foi diagnosticado que Milena tem autismo. Fausta mantém o blogMundo da MiSite externo..

Um comentário:

Professor Gilberto Cantu disse...

MEUS QUERIDOS.
O AMOR SUPERA TUDO, GOVERNA TUDO E TORNA TUDO MUITO MAIS FÁCIL. E QUANDO SE PARTILHA VEMOS QUE O NOSSO PROBLEMA NÃO TÃO GRANDE QUANTO PARECE.
E QUANDO SE FALA EM AMOR DE MÃE, DEUS FAZ CONTINÊNCIA PARA ELE, POIS É ATRAVÉS DESSE AMOR QUE ELE SE MANIFESTA.
UM GRANDE BEIJOS A TODOS.