sábado, 23 de janeiro de 2010
Ponto de ônibus “verde” recolhe água
O projeto de Ramesh Kanth é bem simples: um telhado capaz de coletar a água da chuva e um sistema que a devolva à terra. Mas por que isso seria útil?
Porque, apesar de não parecer, grande parte da água da chuva não volta ao solo. Como nas grandes cidades a maior parte do chão é recoberta de asfalto e concreto, a chuva não pode ser absorvida de volta pela terra. A maior parte dela escorre pelo asfalto, entra em tubulações e é encaminhada para escoamento ou tratamento.
O acúmulo de água responsável pelas enchentes é em parte causado por essa falta de absorção do solo. Daí a ideia de Kanth poder ajudar a resolver o problema nas cidades.
A chuva cairia no telhado do ponto de ônibus e escorreria por uma série de canos por dentro do solo, até alcançar regiões não pavimentadas.
O projeto, claro, precisa ser aperfeiçoado. É necessário criar uma maneira dos canos não entupirem, e cavar fundo o bastante para que a água chegue mesmo à terra, e não acabe danificando estruturas subterrâneas.
Fonte: Eco4planet.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Exelente idéia da sustentabilidade,o FUTURO urge inovações com custo baixo,útil,prático,acessível.Nenhum poder público poderia dizer que há condições de realizar um projeto destes!Parabéns Pallú por seu perfil Incluão futurista!!!
Postar um comentário