quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Programa Especial - Experiência artística e paralisia cerebral



Experiência artística e paralisia cerebral

Programa Especial mostra a história de pessoas com paralisia cerebral que se expressam através da arte: o documentarista Daniel Gonçalves, o pintor Victor Pereira e o escritor Fábio Fernandes.
Daniel Gonçalves editando vídeos.Daniel Gonçalves editando vídeos.Daniel Gonçalves é jornalista e diretor de documentário. Seu mais recente trabalho é Como Seria?, em que Daniel faz uma análise de como teria sido a vida dele se não tivesse a paralisia cerebral.

Victor Pereira pinta com os pés desde os oito anos. Ele faz parte da Associação de Pintores com a Boca e com os Pés. “A arte, para mim, é uma distração, diversão, animação, de criação e de evolução. Isso me motiva a ser uma pessoa mais independente, mais alegre”, revela.

Fábio Fernandes é jornalista e escreveu o livro infantojuvenil Bim, Um Menino Diferente. O livro aborda a inclusão de crianças com deficiência. Fábio se comunica escrevendo com os pés, pode meio de um teclado de computador.
“A ideia do Bim é criar uma empatia do público infantil com o tema da inclusão. O Bim é um garoto de 11 anos que tem paralisia cerebral, mas um modo otimista de ver a vida. Eu quis dar ao Bim a alegria que a criança traz naturalmente. O Bim é, antes de tudo, uma criança feliz, como eu fui”, explica Fábio.
Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca
http://tvbrasil.ebc.com.br/programaespecial/episodio/experiencia-artistica-e-paralisia-cerebral#media-youtube-1


Nenhum comentário: