segunda-feira, 6 de abril de 2015

Programa Acesso melhora qualidade de vida de pessoas com deficiência

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  • Um micro-ônibus que pega a pessoa em casa, leva para consultas de saúde e entrega novamente o paciente na porta de casa tem facilitado muito a vida de pessoas com deficiência.<br />Curitiba, 30/03/2015<br />Foto: Everson Bressan/SMCS
  • Um micro-ônibus que pega a pessoa em casa, leva para consultas de saúde e entrega novamente o paciente na porta de casa tem facilitado muito a vida de pessoas com deficiência.<br />-Na imagem, Antonio Pastuch.<br />Curitiba, 30/03/2015<br />Foto: Everson Bressan/SMCS
  • Um micro-ônibus que pega a pessoa em casa, leva para consultas de saúde e entrega novamente o paciente na porta de casa tem facilitado muito a vida de pessoas com deficiência.<br />Curitiba, 30/03/2015<br />Foto: Everson Bressan/SMCS
  • Um micro-ônibus que pega a pessoa em casa, leva para consultas de saúde e entrega novamente o paciente na porta de casa tem facilitado muito a vida de pessoas com deficiência.<br />-Na imagem,  Clotilde Maria Wosniak e Maria de Lourdes.<br />Curitiba, 30/03/2015<br />Foto: Everson Bressan/SMCS
  • Um micro-ônibus que pega a pessoa em casa, leva para consultas de saúde e entrega novamente o paciente na porta de casa tem facilitado muito a vida de pessoas com deficiência.<br />-Na imagem,  Clotilde Maria Wosniak e Luiz Rodriguez.<br />Curitiba, 30/03/2015<br />Foto: Everson Bressan/SMCS
  • Um micro-ônibus que pega a pessoa em casa, leva para consultas de saúde e entrega novamente o paciente na porta de casa tem facilitado muito a vida de pessoas com deficiência.<br />-Na imagem,  Clotilde Maria Wosniak e Luiz Rodriguez.<br />Curitiba, 30/03/2015<br />Foto: Everson Bressan/SMCS
  • Um micro-ônibus que pega a pessoa em casa, leva para consultas de saúde e entrega novamente o paciente na porta de casa tem facilitado muito a vida de pessoas com deficiência.<br />-Na imagem,  Clotilde Maria Wosniak e Luiz Rodriguez.<br />Curitiba, 30/03/2015<br />Foto: Everson Bressan/SMCS
Um micro-ônibus que pega a pessoa em casa, leva para consultas de saúde e entrega novamente o paciente na porta de casa tem facilitado muito a vida de pessoas com deficiência. Curitiba, 30/03/2015 Foto: Everson Bressan/SMCS
Um micro-ônibus que pega a pessoa em casa, leva para consultas de saúde e entrega novamente o paciente na porta de casa tem facilitado muito a vida de pessoas com deficiência. Implantado há dois anos pela Prefeitura, o Programa Acesso realizou neste período 14 mil atendimentos e tem 746 usuários cadastrados nas nove administrações regionais de Curitiba.
O serviço oferece transporte seguro para pessoas com deficiência que não têm condições de usar outros tipos de transporte. Cada um dos nove ônibus atende, em média, cem usuários por mês.
"Esse serviço garante não somente o direito de ir e vir, mas, sobretudo, uma melhora na qualidade de vida das pessoas com deficiência, que agora têm a possibilidade de cuidar de sua saúde. Esta é uma das diversas medidas de inclusão e protagonismo da pessoa com deficiência realizadas pela gestão do prefeito Gustavo Fruet", disse a secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo.
Aos 67 anos, Clotilde Maria Wosniak Sepulveda é uma das usuárias do Acesso. Ela utiliza o serviço duas vezes por semana. "Esse transporte me ajuda muito. Desde 2013, quando me cadastrei, sou muito bem atendida por toda a equipe", disse Clotilde. O agendamento do atendimento é feito pela equipe da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Clotilde realiza sessões de Fisioterapia no Hospital Erasto Gaetner, levada pela equipe do Acesso. Ela conta que estava na casa do filho quando sentiu uma dor aguda e percebeu que ficou sem movimentos da cintura para baixo. Foi atendida pela rede pública de saúde, passou pelo tratamento no Hospital do Idoso e hoje trata da mielite tranversa - doença que habitualmente se manifesta com dor súbita localizada nas costas, seguida de adormecimento e debilidade motora.
O marido dela, Luiz Rodriguez, acompanha Clotilde em todos os atendimentos. "Gastávamos muito com táxi e nem sempre conseguíamos manter o tratamento. Este serviço é excelente e vejo muitas pessoas com deficiência sendo atendidas", disse Rodrigues. O valor que gastava em táxi é equivalente ao que Clotilde precisa para os medicamentos e Rodrigues está vendo de perto o avanço do tratamento.
O motorista Antonio Pastuch e a atendente Maria de Lourdes trabalham no micro-ônibus Acesso da Regional Cajuru desde junho de 2013. "É uma alegria saber que os familiares e as pessoas com deficiência confiam na gente. São pessoas que precisam de uma atenção especial", disse Pastuch.
Maria de Lourdes conta que a mãe de um dos usuários comentou que o filho nunca sorri em casa, mas quando é atendido por ela mostra um sorriso encantador. "Sinto que é um carinho, a demonstração de um muito obrigado, talvez pelo serviço do Acesso e pelo próprio passeio que o menino acaba fazendo", disse a atendente.
São os atendentes que também acabam observando a melhora dos usuários. "Dona Jovita, por exemplo, começou a ser atendida pelo Acesso sem mover as pernas, utilizando cadeira de roda e toda inchada. Agora ela já se recuperou e utiliza o andador", conta Maria de Lourdes.
Avanço
Implantado em março de 2013, o projeto iniciou na regional Pinheirinho e gradativamente foi incorporando um micro-ônibus para cada regional.
Neste ano os micro-ônibus foram reformados e adequados para ampliar as vagas para usuários de cadeira de rodas, de quatro para sete lugares, permitindo assim atender a demanda de atendimentos, que vem crescendo.

Quem pode usar o Acesso
Pessoas com deficiência:
- com restrições de movimento, autonomia e/ou comportamento;
- que não conseguem utilizar o transporte público comum;
- com renda familiar, per capita, de até um salário mínimo nacional
- com residência em Curitiba.

O trajeto do Acesso
O ponto de partida é a moradia da pessoa com deficiência.
O ponto de chegada são endereços de:
- serviços de saúde - consultas, exames, habilitação e reabilitação;
- atendimentos socioassistenciais não continuados.

Como se credenciar
A pessoa com deficiência ou seu responsável entra em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da região. Leva cópias do documento de identidade e do laudo médico da deficiência (emitido até dois anos antes);
- A assistente social do CRAS preencherá uma ficha de triagem e fará um relatório de avaliação;
- Se o relatório indicar necessidade de atendimento pelo Acesso, o pedido irá para a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que providenciará a carteirinha de usuário, com validade de dois anos.
- A pessoa com deficiência ou seu responsável apanha a carteirinha de usuário no CRAS. Junto será entregue o regulamento do serviço.

Como usar o Acesso
O transporte Acesso é agendado com uma semana de antecedência.
O usuário cadastrado ou seu responsável liga para a Administração da Regional referencia da família. Informa nome, número da carteirinha, destino, dia e horário pretendido.

Dúvidas e outras informações 
Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência -SEDPcD
Telefones: (41) 3262-1314 e 3363-5236
SEDPcD

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