quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A reabilitação fonoaudiológica no Home Care

A reabilitação fonoaudiológica no Home Care


A Fonoaudiologia é uma profissão que pode ser inserida em diversas áreas da saúde, como clínicas particulares, hospitais, centros médicos entre outros.
Neste artigo mostrarei a importância e o diferencial do tratamento fonoaudiológico realizado por meio do Home Care, ou seja, no cuidado em casa.

No Home Care, o paciente recebe um olhar diferenciado pela equipe profissional que o rodeia, tornando, assim, um tratamento global integrado, cuja finalidade é uma ação preventiva, curativa, reabilitadora e/ou paliativa, visando a qualidade de vida do paciente. Cabe ao profissional, de forma multidisciplinar, avaliar e gerenciar as necessidades individuais do paciente.

No decorrer dos meus 10 anos atuando como fonoaudióloga em atendimento domiciliar, quantifiquei que a queixa principal e mais comum encontrada para a intervenção fonoaudiológica do paciente em tratamento domiciliar é a Disfagia.

Disfagia é a dificuldade ou desconforto desde o momento em que a pessoa coloca o alimento dentro da boca até quando o engole (deglute), seja ele líquido, pastoso ou sólido. A disfagia pode ocorrer por a pessoa apresentar sequela neurológica, tumores, ou qualquer outra doença.

Segue algumas características da disfagia:

  • Dificuldade de mastigar;
  • Dificuldade em iniciar a deglutição (ato de engolir);
  • Regurgitação nasal;
  • Tosse durante ou após as deglutições;
  • Engasgos durante as refeições;
  • Sensação de alimento parado na garganta;
  • Perda de peso.

O tratamento para o paciente disfágico visa adequar a função da deglutição, favorecendo uma alimentação saudável e segura.
A terapia fonoaudiológica, nesses casos, acontece a partir de exercícios específicos, posturas e manobras que facilitem ao paciente o ato de engolir, podendo ocorrer a retirada de sonda nasogástrica e até mesmo a gastrostomia, formas alternativas para o paciente se alimentar, que não seja pela boca.

O planejamento terapêutico é realizado após entrevista e avaliação completa do Sistema Sensório Motor Oral (bochechas, lábios, língua, palato) e suas funções (respiração, sucção, mastigação e deglutição).

São inúmeros os diferenciais de atender um paciente em casa. Entre eles, os mais importantes são:
- O paciente tem maior privacidade: pode usar sua própria roupa, tem maior controle e segurança física;
- Ter maior dignidade em um ambiente que não alimenta a ideia de enfermidade;
- Estar em um ambiente de maior socialização;
- Poder contar com o apoio, atenção e carinho da família;
- Nutrir-se adequadamente com alimentos preparados em sua casa, sob orientação e manuseio do fonoaudiólogo, o que facilita a reabilitação;
- Recuperar a saúde no menor prazo possível;
- Evitar riscos de infecções cruzadas;
- Receber tratamento e cuidados com qualidade superiores a do hospital.

Levando em consideração que o paciente que recebe o tratamento global via Home Care é um paciente que merece cuidados especiais, a reabilitação fonoaudiológica domiciliar tem um grande diferencial comparada com a realizada em consultório, por garantir maiores e melhores recursos voltados à vida cotidiana do cliente.


Dra. Viviane Turco
Fonoaudióloga formada em 1999, pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba). Desde então, trabalha com reabilitação neurológica. Especializada em Disfagia. Realiza atendimentos em Home Care desde 2006, e atua na Clínica Vitalitta, em Piracicaba-SP. Responsável pelo exame de Videofluoroscopia da clínica CPA Radiologia, em Piracicaba-SP.
http://www.devoltaparacasa.org.br/revista/o-recomeco/materias/a-reabilitacao-fonoaudiologica-no-home-care

Nenhum comentário: