sábado, 31 de maio de 2014

INCLUSÃO: A DIFERENÇA ENTRE TER INTELIGÊNCIA E SER UMA PESSOA INTELIGENTE

FOTO-DE-ALBERT-EINSTEIN.jpg May 28, 2014 266 × 190

A DIFERENÇA ENTRE TER INTELIGÊNCIA E SER UMA PESSOA INTELIGENTE
Temos o costume de associar inteligência ao desempenho intelectual e acadêmico ou a carência de habilidades para processar informações que repercutem no desenvolvimento escolar
AMESTOY (1996) coloca que a inteligência é um sistema aberto e modificável, capaz de responder aos efeitos de uma estimulação dirigida, integral e sistemática, ou seja, uma capacidade que permite ao indivíduo adaptar-se a situações problemáticas que se apresentam na vida.
Desta forma, uma pessoa inteligente é aquela que tem habilidade para resolver problemas, habilidade verbal e habilidade social.
Segundo Amestoy uma pessoa inteligente é aquela que:
- interessa-se por tudo;
- raciocina logicamente;
- aceita os outros como eles são;
- leem muito e sobre diversos temas;
- reconhecem seus erros;
- mostram sentido comum;
- tem facilidade de se expressar;
- entendem o que leem;
- relacionam e encontram aspectos comuns entre ideias;
- tem mente clara e aberta;
- pensam antes de falar e agir;
- mostram flexibilidade em seus atos e em seus pensamentos;
- sabem muito a respeito de um campo específico;
- são francas e honestas consigo mesma;
- avaliam as situações;
- entendem-se com as pessoas;
- acatam normas sociais;
- são sensíveis as necessidades dos outros.
Desta forma, a inteligência é um conceito que não se baseia no indivíduo, e sim, leva em conta o mundo a sua volta e a cultura onde o indivíduo está inserido.
Além disso, o indivíduo inteligente obedece aos seus impulsos não conscientes os quais o motivam a buscar e tentar. A intuição é uma capacidade muitas vezes reprimidas em nossa sociedade pois não é estimulada na educação formal.
Ela pode se manifestar de forma espontânea ou desenvolvida nos ajudando a conectar ideias prévias, a suprimir bloqueios, a articular ideias e nos abre para o novo onde podemos demonstrar de forma efetiva o nosso potencial de inteligência que, nem sempre, está relacionado a dados obtidos em testes classificatórios.
http://atividadesparaeducacaoespecial.com/publicacoes-relacioadas-a-educacao-especial/inclusao-a-diferenca-entre-ter-inteligencia-e-ser-uma-pessoa-nteligente/

/

Nenhum comentário: