segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Prefeitura asfalta ruas onde residem deficientes físicos

Como resultado de reuniões entre representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE-TE) e da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) foram escolhidas ruas onde residem deficientes físicos ou cadeirantes e que serão asfaltadas ainda este ano. Serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão.
 
De acordo com o coordenador de Asfaltamento da SEMDUH, Daniel Pereira, não existe nenhuma lei que estabeleça um percentual mínimo de ruas, onde moram deficientes físicos, a serem asfaltadas, mas que esse serviço será realizado para dar maior facilidade de locomoção a essas pessoas. Além disso, a Prefeitura de Teresina também atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado. "O asfaltamento dessas ruas já começou e vamos seguir a programação que foi estabelecida durante as reuniões. O importante é garantir a acessibilidade", afirma.
 
Foram utilizados vários critérios para a escolha das ruas.  Sendo analisada a necessidade das pessoas, priorizando as que se encontram com acesso reduzido e onde existe uma quantidade maior de deficientes físicos.
 
A rua das quadras 39 e 40 do bairro Promorar, zona sul da capital é um exemplo de via onde residente cadeirantes e que já foi asfaltada. Ainda este ano serão asfaltadas ruas como a das Quadras 07,08,09,10, 20 e 21 do bairro Mocambinho I; Quadras 34 e 35 do bairro Mocambinho II; Rua Santa Bárbara da Vila da Paz; Rua Major Osmar Félix, Rua Juvencio Carvalho e Rua Capitão Lima do bairro Monte Castelo, Rua São Cosme do bairro Parque São João, Rua Poeta Domingos Fonseca do bairro Cristo Rei e Rua Igaraçu do bairro Primavera.

Nenhum comentário: