sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Palhaçada promove inclusão de pessoas com deficiência através da arte circense

Risos e muita são os ingredientes que um grupo de artistas utiliza para promover a inclusão de jovens com deficiência e manter viva a milenar arte circense. Desde 2013, o projeto Palhaçadaria acontece na Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe. A oficina gratuita de palhaço, com 20 alunos, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Associação Balaio Carioca, que administra o espaço e um grupo de atores, idealizadores do projeto  A atividade é aberta a todos, independentemente da idade. Neste domingo, às 17h, o grupo se apresenta na Lona, gratuitamente. 

- A oficina tem o objetivo de passar  nossa experiência na área do circo-teatro para as crianças e adultos, levar a eles um pouco da inocência e da picardia do ser palhaço, uma arte tão linda quanto a de um ator – explica Jairo Santos, ator e um dos idealizadores do projeto.


Participam da oficina pessoas com síndromes de Down e do Edwards e paralisia cerebral. Para que eles possam praticar todas as atividades oferecidas às vezes são feitos pequenos ajustes. No entanto, os alunos com deficiência geralmente superam suas limitações com espontaneidade e talento, garante Jairo: 



- A princípio, as atividades e os exercícios que realizamos durante as aulas são iguais para todos. No caso dos alunos com deficiência, procuramos adequar esses exercícios às necessidades de cada um para que, assim, possam vencer seus limites, o que na maioria das vezes acaba acontecendo.


Irlanda Maria de Andrade é mãe da portadora de síndrome de down Juliana Ventura de Andrade, de 24 anos, uma das alunas mais atuantes do projeto. Segundo Irlanda, a participação da filha em atividades culturais é de grande importância para o seu processo inclusivo, principalmente pela convivência com os demais participantes:


- O ambiente é muito bom, o que ajuda a minha filha a estar totalmente inserida ao grupo. O Palhaçadaria foi um estímulo também para que ela participasse das atividades na escola, isso é muito gratificante. Hoje ela está no grupo de dança da escola e dança muito bem. 

As aulas acontecem todas as terças-feiras, às 17h, na Lona Cultural Municipal Terra, que fica na Rua Marcos Macedo, Guadalupe. O projeto é gratuito. Mais informações podem ser obtidas através do telefone: 3018-4203.

Foto / Raphael Lima.

Leia mais
https://www.facebook.com/Palhacadaria

Nenhum comentário: