segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Curso Vox4all ajuda professora que sofreu traumatismo crânio-encefálico a superar barreiras


O Curso à distância Vox4all: Criar, Comunicar e Aprender com tablets tem tido a participação de vários formandos: professores, terapeutas e pais que têm desenvolvido excelentes atividades direcionadas para os seus utilizadores/usuários.
fizemos a publicação de algumas dessas atividades e iremos dar continuidade a essas publicações através deste nosso blog e do Portal das Atividades.
Num dos últimos cursos tivemos o privilégio de ter como formanda uma professora muito especial!
Uma professora que, como muitas, deu o seu melhor aos seus alunos nos anos em que lecionou a disciplina de Educação Visual e Tecnológica… de repente viu-se impossibilitada de continuar esse seu sonho! Teve um acidente e fez um traumatismo crânio-encefálico ficando com a parte motora bastante comprometida…
A Imagina teve o primeiro contacto com esta docente em 2008 quando realizou o primeiro curso presencial de Tecnologias de Apoio para NEE em Coimbra.
Nessa altura a professora encontrava-se numa fase inicial de recuperação e as dificuldades eram muitas, tanto a nível motor como cognitivo.
Como o desafio era grande, fomos mantendo o contacto através do nosso blog BICA e da troca de informações sobre software e formação…
Despertou-lhe a atenção o curso totalmente à distância Vox4all: Criar, Comunicar e Aprender com tablets, pois esta docente, no ano letivo 2013-2014 foi colocada numa escola do Ciclo do Ensino Básico.
Durante o ano letivo, o seu trabalho foi dar apoio a crianças com dificuldades de aprendizagem e com Necessidades Educativas Especiais. Nunca tinha trabalhado antes com estas crianças nem teve qualquer formação na área. Durante a sua participação no curso, realizou atividades pensando nas suas crianças.
Neste espaço vamos passar o seu testemunho, apresentado o relatório final que ela fez em formato de gravação oral.
O seu maior desejo é ajudar pessoas que, tal como ela, sofreram traumatismo crânio-encefálico a superar as barreiras.
Veja o vídeo que ilustra o trabalho desenvolvido durante o curso:

http://bica.imagina.pt/2014/curso-vox4all-ajuda-professora-que-sofreu-traumatismo-a-superar-barreiras/


Grelha para formar palavras com os ditongos
Grelha/prancha para formar palavras com os ditongos

Ela sente-se uma pessoa privilegiada! Felizmente a voz não foi afetada e pode utilizar este recurso para comunicar…
Infelizmente ela conhece outras pessoas que se viram privadas dessa possibilidade e encontrou no software Vox4all a possibilidade de ajudar as pessoas que não têm a possibilidade de comunicar através da fala.
Também referiu a importância do uso de tablets em contexto educativo. Este será bastante útil mesmo para quem não tenha qualquer tipo de deficiência.
Como sugestão e atendendo à sua limitação motora sugeriu que fossem introduzidas melhorias no modo de edição, tornado-o mais acessível.
Aproveitamos esta oportunidade também para ressaltar os comentários da formadora Mafalda Mendes ao seu relatório final:
A formanda apresentou o relatório em diferentes formatos, tornando todo o trabalho bastante interativo. Realizou as diferentes atividades com sucesso, revelando que compreendeu os princípios de funcionamento da aplicação. O ponto alto de todo o trabalho desenvolvido foi o contributo com sugestões para melhorias da edição e configuração da aplicação, uma vez que até agora não tínhamos esse tipo de feedback de alguém com algumas dificuldades ao nível motor.Resta salientar a enorme dedicação que a formanda demonstrou durante o curso e espírito de resiliência.Parabéns pelo trabalho e boas experiências Vox4all!”
Como nota de conclusão final, esta professora teve o seu primeiro contacto com tablet através do curso!
http://bica.imagina.pt/2014/curso-vox4all-ajuda-professora-que-sofreu-traumatismo-a-superar-barreiras/
Hoje partilhamos o relato emocionante de uma professora que fez o curso Vox4all à distância e como este curso a ajudou a superar barreiras!
http://bica.imagina.pt/2014/curso-vox4all-ajuda-professora-que-sofreu-traumatismo-a-superar-barreiras/




Nenhum comentário: