A Universidade Tuiuti do Paraná e o Instituto GRPCOM desenvolveram para os professores participantes dos projetos educacionais e sociais do Ler e Pensar, o curso “Reflexões sobre a inclusão”. Envolveram-se na atividade a Comissão de Educação Inclusiva CEI/UTP, a Pró-reitoria de Promoção Humana e a Coordenadoria de Educação a Distância CEAD.
Para a pró-reitora de Promoção Humana, Ana Margarida de Leão Taborda, o curso está em consonância com a Missão, o princípio institucional da UTP: a Promoção Humana. “Por meio da transmissão de conhecimentos, troca de experiências e de relatos de vida, o curso contribui para a formação de professores e para uma escola inclusiva não apenas no que se refere às adaptações físicas, mas, principalmente, no que concerne ao aspecto atitudinal.”
A educação inclusiva enfrenta ainda no terceiro milênio grandes obstáculos. Segundo a presidente da Comissão de Educação Inclusiva CEI/UTP, Irene Prestes, a sociedade não está preparada para os desafios implícitos do processo de inclusão. “Entre eles, o estranhamento é o mais difícil de ser percebido e vivido por todos, pois trata-se de uma reação humana às novidades que permeiam as interrelações, portanto, podem aparecer nas relações pessoais a qualquer tempo e momento”, explica a presidente que reforça que a falta de recursos adequados e de acesso aos conhecimentos podem agravar ainda mais esse contexto.
O curso sugere a criação de um fórum permanente sobre situações reais que envolvem temas como legislação, acessibilidade e construção da cidadania. “Conhecer a legislação, o conceito de inclusão e a sua forma de normatização, significa saber que, como toda relação social a inclusão é pautada em direitos e deveres que constroem a cidadania participativa e transformadora da realidade.”
Temática atrativa – A novidade do tema vem despertando o interesse dos professores e o curso “Reflexões sobre a inclusão” já tem turmas fechadas até novembro. Inclusive, segundo a assessora pedagógica do Ler e Pensar, Antoniella Amil, em novembro, a turma já está com 400 alunos. Para ela, o sucesso se dá por conta da temática atrativa, de caráter amplo e que envolve uma discussão social importante.
Vagas para alunos da UTP – O Instituto GRPCOM disponibilizou algumas vagas para alunos e professores da UTP que estejam interessados em fazer o curso. Basta enviar nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail para inclusao@utp.br, aos cuidados da professora Irene Prestes.
Estruturado em quatro módulos temáticos: História e Conceitos; Aspectos Teóricos da Legislação da Inclusão; Aspectos Implícitos na Cidadania Condutas e Inclusão e Narrativas de Inclusão, o curso, que usa a plataforma de ensino a distância, conta com a participação de especialistas, pessoas que já vivenciaram alguma experiência relacionada à inclusão e o humor e a irreverência das tiras dos SuperNormais, projeto idealizado por pessoas com deficiência.
http://www.utp.edu.br/2014/08/reflexoes-sobre-a-inclusao-novo-curso-da-utp-e-do-instituto-grpcom-tem-turmas-fechadas-ate-novembro/
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