domingo, 27 de julho de 2014

Projeto de equoterapia visa auxiliar desenvolvimento físico e intelectual

Atividade visa auxiliar o desenvolvimento físico e intelectual (Foto: Gabriela Oliveira/Unoeste)Atividade visa auxiliar o desenvolvimento físico e intelectual (Foto: Gabriela Oliveira/Unoeste)
A Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) oferece um projeto gratuito de equoterapia para pessoas com necessidades especiais em Presidente Prudente. O programa atua de maneira multidisciplinar na reabilitação, visando levar o bem-estar. A atividade é uma forma terapêutica e educacional que utiliza o cavalo, com o objetivo de oferecer o desenvolvimento biopsicossocial.

A responsável pela ação, Maria Tereza Arteiro Prado, ministra aulas no curso de fisioterapia da instituição e revela que o ambiente foi construído conforme as diretrizes estabelecidas pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande). “Atendemos gratuitamente pessoas com deficiências físicas e intelectuais de toda a comunidade. Além dos nossos alunos, também participam os acadêmicos de fonoaudiologia, medicina veterinária, psicologia e zootecnia, sempre sob supervisão de um docente”, informou.
Ainda segundo ela, a atuação multidisciplinar beneficia a todos os envolvidos, seja direta ou indiretamente. “Para os universitários este trabalho proporciona uma experiência ímpar, que contribui para a formação de perfis diferenciados. Já os familiares que acompanham as sessões ficam mais sensibilizados e se sentem como parte do programa”, ressaltou.

A evolução dos praticantes da equoterapia durante as atividades é nítida, conforme a professora. “A relação com o animal proporciona um afeto muito grande, o que facilita o desenvolvimento nas ações terapêuticas”, contou.

Cada curso que faz parte da atividade tem um papel específico de auxílio. A fisioterapia visa recepcionar o paciente, preparando-o com alongamento e relaxamento. “Desenvolvemos tratamentos fisioterapêuticos a partir da equoterpaia, além disso, apoiamos o praticante em cima do cavalo durante a sessão”, segundo a responsável.

A fonoaudiologia traz a ação direta entre o paciente e o cavalo, favorecendo elementos que ajudam na produção da fala, tônus postural adequado, padrões normais de movimento, ritmo, controle respiratório e coordenação fonorrespiratória. “Além disso, o contato com a equipe estimula a linguagem e gera interações dialógicas efetivas”, explica a docente, Sandra Lustosa.

A medicina veterinária presta assistência técnica aos animaos envolvidos para que possam ser utilizados pelos praticantes. “Os alunos auxiliam os profissionais e estudantes das outras graduações”, revela o professor doutor, José Ricardo Junqueira.

A psicologia aponta que todas as ações visam desenvolver habilidades emocionais e sociais, e, além disso, orienta os familiares a lidar com desafios. “O cavalo atua principalmente como agente cinesioterapêutico, o que traz benefícios pelo seu movimento tridimensional”, alega a docente, Regina Ito.

E por fim, a zootecnia que desenvolve um treinamento específicos com os equinos. “Prestamos todos os cuidados relacionados à nutrição e à alimentação deles”, pontua a professora, Ana Cláudia Ambiel.
Em 2010, a iniciativa passou a ser realizada no Centro de Reabilitação Equestre, no campus II. Os interessados podem procurar a unidade que fica localizada na Rodovia Raposo Tavares, Km 572, ou pelo telefone (18) 3229-3227.

G1

Nenhum comentário: