quarta-feira, 9 de abril de 2014

3˚ SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ACESSIBILIDADE

CREA-PR dá continuidade ao debate do assunto que vem norteando ações do Conselho em todo o Estado
Por Daniela Licht/CREIA-PR
IMG_50310O CREA-PR promoverá em março, nos dias 27 e 28, no auditório Gralha Azul da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, o 3˚ Seminário Internacional de Acessibilidade, em parceria com a instituição de ensino e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Após duas bem sucedidas edições realizadas em Foz do Iguaçu, em 2011 e 2013, neste ano o evento traz como tema principal Acessibilidade–Uma responsabilidade profissional e a expectativa de reunir mais de 500 pessoas para debater o assunto.
“Creio que está havendo uma conscientização maior das autoridades sobre a importância do tema acessibilidade. O CREA-PR vem alertando prefeitos e vereadores sobre a necessidade de alocar recursos orçamentários para obras de acessibilidade e a contratação de engenheiros em seus quadros próprios”, diz o assessor de acessibilidade do CREA-PR e membro da comissão organizadora do seminário, engenheiro civil Antonio Borges dos Reis. “A maioria dos obstáculos construtivos existentes nas cidades não podem ser quebrados em apenas uma gestão, por isso a importância da reunião de todos para o debate com foco no planejamento e organização de recursos”, completa.
Integram a programação do Seminário palestras proferidas pelo secretário Reginaldo Cordeiro (O Legado da Copa para a Acessibilidade), por Teresa Costa D’Amaral, do Instituto Brasileiro da Pessoa com Deficiência (Direitos da PcD) e pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Sérgio Luiz Kukina, que abordará o STJ e o direito das pessoas com deficiência (PcD), entre outras.
“Idealizamos um programa que permitirá o acesso a duas vertentes do tema acessibilidade. A primeira são as inovações tecnológicas, voltadas principalmente aos profissionais e gestores que trabalham com a questão. A segunda é a necessidade e urgência da inclusão social intrínseca às diferenças, ponto que proporcionará uma percepção sobre as limitações das PcD e dos indivíduos como um todo e mostrará a importância de preparar nossas cidades para abraçar todos os cidadãos”, acrescenta o coordenador do evento, administrador Claudemir Marcos Prattes.
Também serão promovidas oficinas técnicas sobre Acessibilidade na Educação, Acessibilidade nas Edificações e Acessibilidade e Sustentabilidade, além dos paineis Inovações Tecnológicas e Convivendo com as Diferenças.
As inscrições para o 3˚ Seminário Internacional de Acessibilidade são gratuitas e podem ser efetuadas pelo site do CREA-PR.

Balanço Fórum de Acessibilidade do CREA-PR em 2013
• 24 reuniões
• Público de 1,5 mil pessoas
• Participação em Grupo de Trabalho do CONFEA para formatação de convênio com Ministério Público Federal para fiscalização de obras públicas

Nenhum comentário: