terça-feira, 28 de janeiro de 2014

INCLUSÃO: O USO DAS TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.

INCLUSÃO DIGITAL

http://atividadesparaeducacaoespecial.com/
Atualmente, o uso de recursos tecnológicos no ambiente escolar e familiar, é um desafio já que traz novos elementos, altera dinâmicas sociais e cria uma relação de maior diálogo e interação entre alunos, pais e professores.
A utilização da tecnologia, de forma planejada e integrada a proposta curricular, faz com que o aluno autorregule a sua aprendizagem, tenha acesso a informação pelas mais variadas fontes, desenvolva as habilidades de compreensão, análise e reflexão e aprenda a organizar seu pensamento.
Esta é uma inovação que surge de uma vontade de experimentar mas, em contrapartida, ela tem que estar a serviço da aprendizagem e da busca da qualidade na educação.
O uso das tecnologias não pode ser lúdico ou ocupacional e tem que atender a quatro aspectos muito importantes: a criação de um ambiente favorável e criativo para a aprendizagem, a integração das tecnologias nos currículos escolares de forma pedagógica, a escolha certa de qual tecnologia pode potencializar ou alterar práticas acadêmicas e a qualidade educativa que esta propõe a ponto de estimular a criatividade, a construção do conhecimento e o respeito à diversidade.
As tecnologias são uma fonte de aprendizagem e experimentação desde que estejamos abertos para usar estas a nosso favor. Esta inovação não pretende ignorar o saber do professor, e sim, incrementar o ensino a ponto de atender as exigências da sociedade atual a qual está em constante processo de transformação.
A educação do século XXI exige que os alunos, apresentando ou não transtornos ou deficiências, desenvolvam-se na interação com os processos tecnológicos como forma de potencializar as suas habilidades e competências.
Para os alunos que apresentam alguma necessidade especial, com limitações decorrentes de suas deficiências e/ou transtornos, a uso das TICS na educação coloca a tecnologia como uma ferramenta de acessibilidade para que estes possam superar as suas limitações. desenvolver suas potencialidades individuais, cognitivas, afetivas e sociais e, por meio destas, usarem a experimentação e construírem a sua aprendizagem em espaços presenciais e virtuais.
Desta forma, esta nova forma de encarar a educação coloca as tecnologias como o principal instrumento dentro as estratégias inclusivas. Usar a tecnologia não significa substituir o professor e os pais e nem fazer concorrência entre as mídias na sala de aula. Ela é uma estratégia valiosa na busca da melhor qualidade na educação, mas não garante a aprendizagem por si própria.
Contudo, pais e professores muitas vezes não sabem como tirar proveito destas ferramentas e usá-las de forma adequada dentro e fora do ambiente escolar. A capacitação é fundamental. Não adianta sairmos comprando todos os softwares que encontramos por aí e achar que é só colocar no computador que o aluno vai aprender.
Temos que ter a consciência de como ensinar estes alunos a tirar proveito deste material. O material é adequado para o nível de desenvolvimento do aluno? A interface é adequada? Permite a gestão de erros? O usuário pode agir diretamente ou só reproduzir?
Nos links abaixo temos sugestões de materiais digitais que usamos em Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Alguns são gratuitos, outros não.
Cadastre seu email no site para que possamos mandar mais sugestões de softwares livres, comercializados e de como avaliar um software.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – RR
Seu principal objetivo é contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, refletindo sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade e sua utilização na prática pedagógica. Possui softwares para download que podem ser usados desde a educação infantil até o ensino médio.
CARTILHA VIRTUAL DE ALFABETIZAÇÃO
O objetivo desta Cartilha Virtual de Alfabetização é auxiliar no desenvolvimento educacional de crianças, jovens e adultos que estejam sendo alfabetizados ou que possuam algum tipo de dificuldade relacionado à escrita de sílabas e palavras. Este aplicativo é composto de 120 lições interativas para serem preenchidas no computador. As lições possuem níveis de dificuldade variando de fácil a moderada, possibilitando um aprendizado intuitivo e divertido. Temos usado este com sucesso nas salas de AEE pois ele não possui uma interface infantil e pode ser adequado a diversas faixas estárias.
JOGO DA MEMÓRIA
JOGO DA MEMÓRIA MUITO DIVERTIDO, NELE TEM IMAGENS DA TURMA DOS CHAVES,ANIMAIS,FAMOSOS,TIMES E PAÍSES. ÓTIMO PARA A CRIANÇA EXERCITAR A SUA MEMÓRIA, JOGO MUITO FÁCIL DE JOGAR, A PESSOA SÓ TEM QUE MONTAR DUAS CARTAS IGUAIS, ASSIM ELA IRÁ GANHAR SEGUNDO A MAIS/PONTOS E GANHAR O JOGO. MUITO BOM PARA OS ALUNOS QUE AINDA ESTÃO APRENDENDO A DOMINAR O MOUSE POIS, SIMULTANEAMENTE, TRABALHA A PERCEPÇÃO VISUAL, MEMÓRIA E VOCABULÁRIO.
CURSO KIDS DE INFORMÁTICA
O curso Kids da Fonte Cursos traz uma nova visão à educação digital para crianças. Ideal para crianças alfabetizadas entre 6 e 11 anos, o curso aborda as principais ferramentas que elas encontram nos computadores nas escolas e de suas casas, com uma abordagem mais lúdica e com o grande diferencial: ser narrado utilizando uma voz infantil. Os principais aplicativos abordados durante o curso são: Introdução à Informática, Windows, Internet, Microsoft Word e Power Point.Auxilia pais, professores e alunos a tirarem proveito da tecnologia.

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