segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Vejam programação do Fórum do dia 3 dezembro!!Participem

O Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Grande Curitiba, juntamente com o SIANNEE - Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais da UNINTER e CVIRM - Centro de Vida Independente da Região Metropolitana de Curitiba - realizam no dia 3 de dezembro várias atividades em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Representando todas as entidades da região ligadas à causa, estas instituições promovem um dia com palestras, depoimentos, exposição de obras de arte, apresentações de música, teatro, dança e de atletas de grupos esportivos adaptados, tudo desenvolvido por pessoas com deficiência. O evento conta com a presença da Secretária Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo.
A adoção da data do dia 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi escolhida pela ONU em 14 de outubro de 1992. A intenção é de que com a criação do Dia Internacional todos os países passem a comemorar esta data gerando conscientização, compromisso e ações que transformem a situação das pessoas com deficiência no mundo. O sucesso da iniciativa passou a depender diretamente do envolvimento da comunidade das pessoas com deficiência, como protagonistas no estabelecimento de estratégias para manter o tema em evidência.

Confira Local e Programação do dia:

PARTE I – MANHÃ – PROGRAMAÇÃO EXTERNA
Das 08h30 às 12h30
Local: Av Luiz Xavier – em frente ao Campus Garcez do Centro Universitário UNINTER

Apresentação de esportes adaptados (basquete e esgrima em cadeira de rodas) pelos Atletas da ADFP – Associação dos Deficientes Físicos do Paraná
Tenda da Inclusão – Distribuição de panfletos e materiais sobre Acessibilidade e informações sobre o “BB Credito Acessivel” do Programa Brasil Sem Limites, pelo Banco do Brasil.
Recolhimento de assinaturas de apoio sobre pedido de projeto de lei sobre as calçadas de Curitiba.
Peça Teatral - Composições – Constructos Sensíveis Para Inclusão – Grupo De Teatro Luz Da Abadevi De Guarapuava 
Mensagens aos transeuntes sobre o Dia Internacional – Pronunciamento de Lideranças com a Coordenação do Arquiteto Ricardo Mesquita
Apresentação de talentos musicais.

PARTE II – TARDE – PROGRAMAÇÃO INTERNA
DAS 13h às 20h
Local: Auditório do Campus Garcez do Centro Universitário UNINTER.
Av. Luiz Xavier, 103, 7º andar
(Entrada acessível pela Rua Voluntários da Pátria)
No local estará em exposição para visitação, o micro-ônibus ACESSO, da Prefeitura Municipal de Curitiba, que faz transporte agendado de PcDs, porta a porta. 

13h: Credenciamento - Entrada no auditório passando pelo Túnel das Sensações e local de Exposição de obras de arte de criadas por pessoas com deficiência.
13h15: Abertura – Palavras de boas vindas - Profª Leomar Marchesini, coordenadora do SIANEE do Centro Universitário Uninter
13h20: Composição da Mesa de Honra - Srta. Mirela Prosdocimo, Secretária da SEDPcD de Curitiba e demais autoridades.
13h40: Hino Nacional interpretado pelos “Cantores de Angola” com tradução em Libras pela intérprete de Libras Joseli Simões.
13h50: Mensagem da Secretária Mirella Prosdócimo 
14h00: Apresentação musical das Crianças Surdas do Colégio Alcindo Fanaya
14h10: Palestra – Novas Leis sobre Empregabilidade das PcD – Dra. Tereza Gosdal, Procuradora do Trabalho MPT. 
14h40: Avisos da Campanha do Emprego de PcDs – Profª Ivy Abade, diretora da UNILEHU – Universidade Livre de Eficiencia Humana.
14h50: Apresentação dos “Cantores de Angola”. Cantores angolanos cegos.
15h00: A sexualidade das PcD - Mauro Nardini, presidente da ADFP – Associação dos Deficientes Fisicos do Paraná. 
15h30: Cofee-Break – 8º andar com apresentação do tecladista cego Adrian
16h00: Apresentação de dança - Profª Joseana Withers - Instituto Guerreiros de Arte-Reabilitação
16h15: A Deficiência Psicossocial - Dr. Romeu Kazumi Sassaki, professor, autor de vários livros da área da inclusão, ativista do movimento, especializado em aconselhamento de reabilitação, com mais de 50 anos de experiência junto à pessoa com deficiência e autor de técnicas de inspiração inclusivista do movimento, representante do Brasil junto a UNESCO e outros órgãos internacionais.
16h45: Campanha da Genética no SUS – prevenção das deficiências e diagnóstico precoce - Dr. Salmo Raskin, médico, doutor em genética. 
17h15h: A PcD como Gestor Publico – Prof. Irajá de Brito Vaz, professor da PUC Pontifícia Universidade Católica do Paraná
17h45: Depoimento – Como ser mãe de PcD – Daiane Kock – Integrante da Coordenação de Comunicação do FPcD CTBA, representante da AFAG e GERD.
18h15: Deficiência visual e retinopatia diabética - o impacto da doença neste milênio - Profª Lilian Biglia, professora do IPC Instituto Paranaense de Cegos, especialista em educação especial com ênfase em orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual 
18h45h: Dança das cadeiras de rodas – Membros do Ministério dos especiais da PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba, liderados pelo Pastor Adoniran
19h00: Apresentação do Grupo de Pagode “Além da Visão” da PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 
20h00: Encerramento.

Nenhum comentário: