quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Campeonato de futebol de cadeira de rodas terá edição no Rio de Janeiro

Claudia Sanzone é uma das atletas que participarão do evento

Claudia Sanzone, de 44 anos, sempre foi cadeirante. A veterinária nasceu com uma doença neuromuscular que a impede de andar e, há dois anos, se tornou uma atleta de futebol de cadeira de rodas — modalidade que usa um equipamento motorizado. Desde então, ela, que é uma das poucas mulheres a praticarem a modalidade na cidade, percebe mudanças no cotidiano:
— Uma vantagem é a disposição. Há uma grande sensação de bem-estar após a prática do exercício.
No fim de semana, Claudia participará do II Campeonato Brasileiro de Power Soccer, promovido pela Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC). O esporte tem regras semelhantes às do futsal e do futebol de campo. É um jogo unissex, praticado por pessoas a partir dos 5 anos de idade. Os times têm quatro jogadores, três na linha e um no gol.
Os atletas movimentam a bola por meio de uma grade acoplada à parte da frente da cadeira, conhecida como footguard. O equipamento também funciona como proteção do jogador, assim como a faixa na altura do abdômen e nos pés do atleta, que garantem a segurança em caso de choque. cada partida possui dois tempos de 20 minutos, com intervalo de 10. Já a bola, tem em torno de 32,5 cm, um pouco maior que as tradicionais, e as medidas da quadra são as mesmas das de basquete.
O evento acontecerá no sábado, das 14h às 18h, e no domingo, das 9h às 14h. Os jogos terão entrada franca e serão realizados na Unisuam, na Avenida Paris 72, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. Outras informações sobre o esporte estão no site www.abfc.org.br.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/campeonato-de-futebol-de-cadeira-de-rodas-tera-edicao-no-rio-de-janeiro-10880587.html#ixzz2lqmG6XRi

Nenhum comentário: