sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Acesso à cultura é debatido por Secretaria da Pessoa com Deficiência



O acesso à vida cultural e aos espaços físicos de espetáculos, recreação e lazer foram discutidos na manhã desta sexta-feira (25) pela Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência de Curitiba, escolas especiais, organizações não-governamentais e a comunidade. A reunião foi na sede da secretaria.
Um dos assuntos discutidos foi a meia-entrada em locais públicos de cultura, casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares. Ainda pouco conhecida, a Lei nº. 8367, de 2010, instituiu a meia-entrada para deficientes físicos nos eventos teatrais realizados em todos os locais públicos de cultura, casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares do estado do Paraná.
“Temos de lutar pelos direitos das pessoas com deficiência para participar de sessões de cinema e teatro, shows musicais e exposições em museus em igualdade de oportunidade com as demais pessoas”, disse Mirella Prosdocimo, secretária da Pessoa com Deficiência.
Para Adriana Villar, arte educadora da Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana - é preciso muita conscientização. “Faltam informações, acessibilidade física, tratamento adequado. Pessoas com deficiência visual precisam de uma descrição mais detalhada dos monitores, em um museu. Já as que possuem deficiência intelectual requerem um tempo a mais para compreender a informação repassada. Coisas simples que propiciam mais qualidade de vida”, disse ela.
A reunião apresentou, ainda, a mostra Encontro, de Michelle Serena, fotógrafa free-lancer que se formou no The Arts Institute at Bournemouth na Inglaterra.  Encontro é um projeto de fotografia com a participação de nove adolescentes com deficiência.

Nenhum comentário: