quinta-feira, 11 de julho de 2013

Programa de computador auxilia contratação de deficientes no Paraná

Ferramenta foi criada pelo Sesi-PR para mapear espaço físico da empresa.
Produto indica qual posto de trabalho pode ser ocupado pela pessoa.


Do G1 PR com informações da RPC TV de Ponta Grossa

Uma ferramenta desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paranápromete facilitar o ingresso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Um programa, que pode ser usado no computador e no celular, avalia as condições físicas das empresas. Assim, ele indica quais os postos de trabalho que podem ser ocupados e por quais tipos de deficiências, respeitando as habilidades e os limites de cada pessoa.
O produto começou a ser desenvolvido em 2011 e, só depois de vários testes, pôde ser colocado em funcionamento.  A iniciativa vai ajudar as empresas com mais de 100 funcionários que, por lei, são obrigadas a contratar 2% de pessoas com deficiência.
Para avaliar o espaço físico da empresa, o Sesi encaminha um engenheiro e um médico do trabalho. “A gente vai ter uma agilidade de 50% na questão de tempo. Um trabalho que demoraria 30 dias, nós vamos fazer em 15, até mesmo 10 dias”, conta o gestor Agnaldo Eduardo. Com a avaliação, os técnicos podem dizer se o local precisa de escadas ou banheiros adaptados, por exemplo.
A primeira empresa que utilizou o sistema é de Carambeí, nos Campos Gerais do estado. Em 2004, os gestores começaram a incluir pessoas com algum tipo de deficiência no quadro de funcionários. Para o coordenador de Relações de Trabalho da empresa, Carlos Mello, a iniciativa vai ajudar no processo de seleção. “De antemão, o programa vai nos antecipar informações de quais deficiências a gente pode locar nos determinados pontos da indústria”, afirma.
Os empresários que tenham dificuldades em verificar se o espaço é adequado ou não, podem procurar uma unidade do Sesi no próprio município para ver a possibilidade de implantação do sistema.

Nenhum comentário: