sábado, 29 de junho de 2013

Empregabilidade para pessoa com deficiência é debatida com entidades e comunidade



A Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência promoveu na tarde desta sexta-feira (28) um debate sobre a empregabilidade com entidades sociais, comunidade e familiares de pessoas com deficiência. Esta é a quarta reunião realizada com públicos específicos. Já foram assunto de debate a saúde,  o esporte e a acessibilidade.
"Não queremos fazer valer somente a lei de cotas ou a obrigatoriedade legal das empresas para incluir a pessoa com deficiência. O maior desafio é trabalhar para proporcionar um trabalho digno às pessoas com deficiência ", explicou a secretária Mirella Prosdocimo.
Foram analisadas questões sobre a necessidade daqueles que precisam trabalhar, a tecnologia assistiva e a acessibilidade nas empresas, as oportunidades do mundo do trabalho que nem sempre são aproveitadas por falta de preparo de quem procura uma vaga e a desinformação de profissionais de Recursos Humanos.
Manoel José Passos Negraes, que tem baixa visão e que ocupa a coordenação de Relações com a Comunidade da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, contou que se qualificou para o mercado de trabalho nas áreas que desejava. "Tenho graduação em Ciências Sociais e pós em Sócio-Psicologia" contou ele,  ao explicar que começou a perder a visão aos 15 anos de idade.
A coordenadora técnica do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Regiane Ruivo Maturo, informou que a entidade oferece capacitação da equipe de recursos humanos e gestores, diagnóstico de acessibilidade, palestras e consultorias para preparar as indústrias para receber a pessoas com deficiência em seu quadro funcional. "É preciso oferecer ferramentas, pois nem sempre as empresas estão preparadas para receber a pessoas com deficiência", disse Regiane.

Nenhum comentário: