quinta-feira, 2 de maio de 2013

Você já ouviu falar da fibromialgia?

(TRADUÇÃO LIVRE DO GOOGLE)ACUPUNTURA NA PRÁTICA CLÍNICAA contribuição da medicina chinesa para a nossa saúdeAssociação de médicos acupunturistas Bolognesi - Escola italiano chinêsFibromialgia: medicina chinesa melhor do que drogas

Você já ouviu falar da fibromialgia?
A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica, caracterizada por dor músculo-esquelética generalizada com um sentimento de tensão e / ou rigidez nos músculos, articulações, tecidos moles edei, cansaço fácil, em associação com distúrbios do sono e emocionais.
Estima-se que pelo menos 2% da população é afectada, com um certo predomínio do sexo feminino; dados R falar de prevalência crescente, até 6%.
As regiões em que mais comumente é a dor localizada são o pescoço, costas, ombros, mas cada parte do corpo pode ser afetado, com uma característica que marca extensão. Os pacientes com fibromialgia mostrar ternura acentuada a nível de áreas específicas algogênico (tender points), espontaneamente ou em seguitodi estimulação manual.
Dor da fibromialgia é profunda, generalizada e crônica, muitas vezes descrita como um botão, lacrimejamento e latejante. A dor ea rigidez são piores pela manhã e agravado por condições de tempo molhado e frio. Muitas vezes, há distúrbios neurológicos como dormência, formigamento e sensação de queimação. 
Pacientes com fibromialgia acorda cansado e não bem descansado, apesar de ter dormido o suficiente. Alguns estudos sugerem que estes problemas são devidos à perda de sono profundo, ou uma recidiva da actividade cerebral semelhante à encontrada no estado de vigília (ondas alfa). Eles também podem se juntar espasmos musculares noturnos dos membros inferiores e da síndrome das pernas inquietas.
A fraqueza que aparece no curso da fibromialgia é muito mais intensa do que a sensação de fadiga: é um esgotamento global que interfere com as mais simples atividades diárias e com o tempo pode prejudicar a capacidade de psico-física, bem como o emprego da pessoa afetada.
Muitos pacientes também podem ter dor de cabeça ou dor facial e disfunção da articulação temporomandibular.
Atualmente, a causa ou as causas desta síndrome não são conhecidos. Novos estudos parecem indicar que a fibromialgia é uma desordem de dor central de processamento com a desregulamentação neuro-endócrino e neuro-transmissores. De fato, alguns pacientes com fibromialgia parecem ter anormalidades da serotonina e substância P, neuro-transmissores relacionada à dor, stress e ansiedade.
O tratamento da fibromialgia na medicina ocidental baseia-se principalmente no uso de medicamentos analgésicos e anti-depressivos. A associação com medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs), como a aspirina, ibuprofeno ou naproxeno, quando usado, não é apoiada por evidência de eficácia.
Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura são reconhecidos como ferramentas eficazes no tratamento da síndrome.
De acordo com a antiga medicina oriental dor é produzido por uma perturbação e / ou a interrupção do fluxo livre de Qi (energia) do corpo. 
Medicina Tradicional Chinesa não reconhece fibromialgia em uma única condição patológica, mas sim um desequilíbrio no nível de "sistemas orgânico-funcional", que são adicionados outros fatores, como uma dieta irregular, estresse emocional e trabalhar muito duro.
Ensaios clínicos randomizados indicam que a acupuntura reduz a dor e o número de "pontos sensíveis", de forma mais eficaz do que o tratamento convencional da droga, na ausência de efeitos colaterais.
Acupunctura, possivelmente associada a escavação, determina um benefício adicional para o tratamento farmacológico e melhora a qualidade de vida. Outro aspecto importante na gestão da dor da fibromialgia é a execução de um programa regular de exercícios físicos estretching luz, ou dinâmicas práticas de meditação, como Qi Gong, Tai Chi e Yoga.
Leia mais
  • TraditionalChinese Medicina para Tratamento da Fibromialgia: uma revisão sistemática de ensaios casualizados e controlados. Cao H, Liu J, Lewith GT. J AlternComplementMed. Abril 2010, 16 (4) :397-409.
  • Combinação de acupuntura, ventosas e medicina para o tratamento de fibromyalgiasyndrome: um estudo multi-centralrandomizedcontrolled. Jang ZY, Li CD, Qiu L, et ai. ZhongguoZhenJiu. Abril 2010, 30 (4) :265-9.
15 de abril de 2013 09:49Fonte: http://www.healthdesk.it/blog/amab_agopuntura/notizia/6480/1366012152

Nenhum comentário: