quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dia Mundial da Saúde terá atividades especiais em evento interno no MP-PR

Nesta sexta-feira, 5 de abril, o Ministério Público do Paraná promove a terceira edição do evento comemorativo ao Dia Mundial da Saúde, iniciativa direcionada a membros, servidores, estagiários e funcionários terceirizados da Instituição. O objetivo do evento é conscientizar os integrantes do MP-PR sobre a importância dos cuidados com a saúde e a qualidade de vida, fatores que impactam diretamente na vida pessoal e profissional de cada um. 

Na capital, a programação começa às 9h e vai até as 17h, período em que os que atuam nas unidades de Curitiba poderão vir à sede Centro Cívico e participar, sem prejuízo dos serviços essenciais, das atividades oferecidas (Confira aqui a Portariaque autoriza os servidores a participar do evento).

A programação deste ano inclui serviços de avaliação física, audiometria, aferição de glicemia e pressão arterial, controle de peso, ginástica laboral, auriculoterapia, quickmassage e palestras com temas como Saúde x Dependência Química (9h), Saúde emocional (10h30), Ciência do Movimento do Corpo (14h), a Energia da Mente Humana e a Qualidade de Vida (16h30). 

Na ação de solidariedade que sempre faz parte do Dia da Saúde no MP-PR, uma unidade móvel do Hemepar estará disponível na área externa da sede para coleta de sangue, das 9 às 12h30 e das 13h30 às 17 horas. 

Abaixo-assinado - Durante o Dia da Saúde, no auditório da sede, estarão sendo colhidas assinaturas para projeto de lei de iniciativa popular que tem como objetivo assegurar o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, por meio da alteração da Lei Complementar nº 141/2012. Esta é uma ação promovida pelo Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, com o apoio do Conselho Estadual de Saúde e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Saúde Pública, do MP-PR.

PEC 37 - Também durante o evento, computadores estarão disponíveis para assinatura da petição eletrônica contra a PEC 37, proposta de emenda à constituição que pretende retirar o poder de investigação criminal do Ministério Público. No site do MP-PR há um hotsite específico sobre o tema, com todas as informações sobre essa PEC e link para a votação. 

Parcerias - Promovido pela Procuradoria Geral de Justiça, por meio da Assessoria de Comunicação, o Dia Mundial da Saúde tem como parceiros Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude; Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Esporte, Hemepar, Escola Tui-Ná System Massage, Vigilantes do Peso e CEAP. A iniciativa conta, ainda, com a participação do Grupo de Mobilizadores do MP-PR, que apoiam e promovem a divulgação do evento, na capital, e atuam na organização das iniciativas no interior.

Transporte - Para auxiliar os integrantes do MP-PR das subsedes que não tenham facilidade para o deslocamento até a sede Centro Cívico, será disponibilizado transporte auxiliar, saindo de oito endereços, duas vezes por dia (Tibagi - saída às 9h e às 13h30; Casa Rosada - 9h15 e 13h45; Santa Cândida - 9h30 e 13h30; Atuba, 9h15 e 13h15; Paraguassu - 9h e 13h30; Gaeco - 9h45 e 13h45; Baracat, 9h15 e 13h45; BADEP, 9h e 13h30). 

A carona solidária também é aconselhável. Se você tem carro, converse com seus colegas para virem em grupo, em um mesmo veículo. 

Interior – Em Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Ponta Grossa também haverá atividades relacionadas à data. 

PROGRAMAÇÃO EM LONDRINA 

A comarca de Londrina irá comemorar o Dia Mundial da Saúde com três atividades no período da manhã. Confira os horários e agende-se! Às 9 horas, haverá palestra sobre Climatério, com Sonia Maria Rocha Goulart, ginecologista e obstetra; às 10 horas, será realizada atividade de Ginástica Laboral, com Ligia Megumi Lida, fisioterapeuta especialista em reeducação postural global, acupuntura e instrutora de pilates; às 11 horas, palestra sobre Câncer de Mama, com Isabela Garcia Spironelli, ginecologista, mestre em mastologia. 

PROGRAMAÇÃO EM MARINGÁ E FOZ DO IGUAÇU 
Em Maringá e em Foz do Iguaçu, haverá doação de sangue (Campanha Solidária), realizada em parceria com o Hemonúcleo de cada cidade, com transporte saindo do Ministério Público. 

PROGRAMAÇÃO EM PONTA GROSSA 
Na comarca de Ponta Grossa, serão realizadas três atividades: às 10 horas, palestra sobre Alimentação Saudável, com Lorene Yassin, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade CESCAGE, no Fórum Estadual de Ponta Grossa (Escola da Magistratura); no período da tarde, às 13h30, palestra sobre Medicina e Saúde, problemas relacionados ao SUS, com Erildo Vicente Muller, secretário Municipal de Saúde e Tatiane Menezes Cordeiro, médica. Das 13h às 18h, membros e servidores poderão aferir a pressão arterial e diabetes. 

PROGRAMAÇÃO EM CASCAVEL 
Em Cascavel, a comemoração do Dia Mundial da Saúde terá quatro atividades: das 8h15 às 8h30, alongamento; das 8h40 às 9h40, caminhada na Av. Tancredo Neves. Durante todo o dia, será servido café com frutas variadas e voluntários interessados em realizar doação de sangue ou cadastro para doação de medula óssea poderão fazê-lo no Hemocentro local. 

PROGRAMAÇÃO EM GUARAPUAVA Em Guarapuava, às 9h, será realizada palestra sobre Medicina Preventiva, com Fernando Pedrotti, médico da Vigilância Sanitária, no edifício do Fórum (Salão do Júri). Também será feita aferição de pressão arterial e glicemia, na sede do MP, das 10h às 11h e das 13h30 às 14h30. 

Resultados - Nos dois últimos anos, o evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde mobilizou, somente em Curitiba, 300 e 500 integrantes por edição. Em 2011, foram realizados 112 cadastros para a doação de medula óssea e em 2012, 118 doações de sangue. Na avaliação dos dois eventos, os participantes aprovaram a iniciativa, considerando-a ótima (90%, em 2012 e 95%, em 2011) e boa (10% e 4%). 


fonte:http://www.mp.pr.gov.br

Nenhum comentário: