sexta-feira, 29 de março de 2013

Jardim Botânico ilumina-se de azul no Dia Mundial do Autismo

http://www.curitiba.pr.gov.br/fotos/album-onu/28977

principal
Na próxima terça-feira (02), a estufa do Jardim Botânico estará iluminada com a cor azul para comemorarDia Mundial de Conscientização do Autismo. “É uma forma de Curitiba se integrar a esta causa tão importante", diz a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo,.
A ONU criou a data no fim de 2007. Desde então, anualmente o mundo todo se ilumina de azul pelo autismo. Em Curitiba será a estufa do Jardim Botânico; no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor; em São Paulo, a ponte estaiada (Octávio Frias de Oliveira) e, em Aparecida do Norte, o Santuário Nacional estarão iluminados de azul.
O que é o autismo
O autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. Foi descrito pela literatura médica pela primeira vez em 1943, pelo psiquiatra norte-americano Leo Kanner. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que tenhamos 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Pesquisas demonstram que a prevalência da síndrome é cada vez maior (a quantidade de portadores aumentou dez vezes em quatro décadas). O autismo é mais comum em crianças: uma em cada 88 crianças apresentam sintomas, sendo a prevalência cinco vezes maior em meninos.
Uma das explicações para o aumento das estatísticas é a melhora no diagnóstico, que acontece cada vez mais cedo e evoluiu de forma a reconhecer até mesmo os sinais mais sutis da síndrome.
Além da estufa iluminada, haverá em Curitiba uma manifestação na Boca Maldita, das 8h às 12 horas, com a participação de alunos, pais e mestres das escolas especiais de Curitiba divulgando informações sobre o autismo.
principal

Nenhum comentário: