sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Esta vaga é dela 1


GAZETA DO POVO
A nomeação de Mirella Withers Prosdócimo para a secretaria municipal da Pessoa com Deficiência foi amplamente comemorada e gerou repercussão positiva, ontem, nas redes sociais. Com razão – a empresária, tetraplégica desde que sofreu um acidente de carro em 1992, é especialista em inclusão e qualificada para o cargo. Vale lembrar que a Gazeta do Povo participou ativamente da campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, criada pela agência TheGetz a partir de nota publicada pela coluna em março de 2011, quando Mirella foi protagonista de um lamentável episódio no estacionamento de um supermercado.
Esta vaga é dela 2

Naideron Jr.
Naideron Jr. / No coquetel de lançamento da nova coleção da Ateen, ontem, no ParkShoppingBarigui, a estilista da marca, a carioca Rosana Botto (ao centro), recebeu diversas convidadas, entre elas a a blogueira de moda Manoella Taques (à esq.) e a designer de joias Maria Dolores Matos GasparinAmpliar imagem
No coquetel de lançamento da nova coleção da Ateen, ontem, no ParkShoppingBarigui, a estilista da marca, a carioca Rosana Botto (ao centro), recebeu diversas convidadas, entre elas a a blogueira de moda Manoella Taques (à esq.) e a designer de joias Maria Dolores Matos Gasparin
Zapeando
- O novo presidente da Convenção Batista Brasileira – instituição que congrega as igrejas dessa denominação no país – é o pastor Luis Roberto Silvado, que tem mestrado e doutorado pelo Southwestern Baptist Theological Seminary, de Forth Worth, no Texas, é titular da Igreja Batista do Bacacheri e desde julho de 2011 vinha atuando como presidente da Convenção Batista Paranaense. Ele sucede o pastor Paschoal Piragine Júnior, titular da Primeira Igreja Batista de Curitiba, que ocupou o cargo nos últimos dois anos.
- Após por reforma e reestruturação, está em funcionamento o novo Lounge HSBC Premier no aeroporto Afonso Pena.
- O Curitiba Poker Tour, cujas etapas classificatórias que acontecem até amanhã, terá a final neste domingo, com prêmio de R$ 30 mil. O torneio é na Liga Curitibana, na Rua Professor Lycio Grein de Castro Veloso, 180.
Na ocasião, ela foi desrespeitada três vezes: pela mulher que ocupava irregularmente uma vaga para deficientes e que, além de não dar ouvidos à abordagem de Mirella, a ameaçou; pelo gerente do Condor, que, procurado por Mirella, respondeu que nada podia fazer e só a Diretran poderia fiscalizar e multar a infração; e pelo próprio órgão público, que, ao ser contatado por telefone, prometeu enviar uma viatura, que nunca chegou. A nota na coluna rendeu uma avalanche de e-mails, mensagens e telefonemas de cidadãos indignados com o ocorrido e solidários a Mirella.
Esta vaga é dela 3
Pouco depois, o publicitário Maurício Ramos abraçou a causa. A TheGetz criou uma campanha de conscientização difundida em redes sociais e em site próprio, que arrebatou a sociedade e repercutiu nacionalmente – Mirella e Ramos logo foram recebidos pela ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, em Brasília. O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciado meses depois pela presidente Dilma, foi influenciado pelo diagnóstico que a dupla havia entregue à ministra. Gleisi declarou que o movimento criado no Paraná foi importante para mostrar que o direito das pessoas com deficiência e a acessibilidade eram questões que precisavam ser enfrentadas com urgência.
Mirella será a primeira secretária tetraplégica do Paraná. Em São Paulo, Mara Gabrilli fez um trabalho pioneiro como vereadora e secretária municipal, que lhe rendeu eleição como deputada federal.
Feliz coincidência
Coincidentemente, no mesmo dia em que Mirella Prosdócimo foi nomeada para a secretaria da Pessoa com Deficiência em Curitiba, a campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto” ganhou força na região Centro-Oeste. O jornal Correio Braziliense noticiou que um shopping de Taguatinga, no Distrito Federal, aderiu ao movimento, colocando o aviso que dá nome à campanha nas vagas reservadas a deficientes físicos.
Desafio triplo
A triatleta e professora da Academia Gustavo Borges Barigui, Vanuza Maciel, embarca na próxima semana para a região da Patagônia, onde representará o Brasil na corrida El Cruce, entre os dias 7 e 10 de fevereiro. Na prova, Vanuza vai cruzar a Cordilheira dos Andes, do Chile à Argentina, num percurso de cerca de 100 km, atravessando montanhas, vulcões e áreas rochosas sob variações climáticas intensas. 

Nenhum comentário: