quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ADAPTSURF - Praia Acessível Macaé





A ONG Adaptsurf é uma associação sem fins lucrativos que promove a inclusão e integração social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Isso garante igualdade de oportunidades e acesso ao lazer, esporte e cultura, pelo contato direto com a natureza.

Iniciado em 2007, o Projeto Acessibilidade das Praias tem como objetivo discutir, divulgar, promover e viabilizar a acessibilidade das praias. A ONG desenvolve estudos urbanos e ambientais sobre as condições de acesso as praias e entorno, além de analisar principalmente o acesso à faixa de areia e ao mar pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Desde 2008, a Adaptsurf desenvolve o Projeto Praia Acessível, aos finais de semana, com uma estrutura completa para receber e acompanhar os visitantes. Uma equipe especializada formada por professores de educação física, fisioterapeutas, instrutores e voluntários garantem a total segurança.

Pioneira nas questões de acessibilidade das praias, a ONG foi a primeira a oferecer gratuitamente atividades de esporte e lazer adaptados. O modelo do Praia Acessível foi resultado de estudos realizados em praias do mundo todo, com exemplos positivos da Califórnia, Hawaii, Austrália, Espanha e no projeto desenvolvido em Portugal, desde 2004, chamado de Praia Acessível, Praia para Todos.

O Guia Acessibilidade das Praias foi elaborado em 2010 para facilitar turistas e moradores do Rio de Janeiro a escolher a praia ideal para o lazer e a pratica do surf adaptado. Disponibilizado no site da ONG, contém informações sobre as praias, condições de acessibilidade e qualidade das ondas.

Em 2010 e 2011, o modelo de Praia Acessível foi copiado por prefeituras e instituições privadas em várias praias, como Rio de Janeiro, Santos, Guarujá, Tramandaí, Porto de Galinhas, Vitória, São João da Barra e Guaratuba. 

Para participar, ser voluntário ou saber mais, acesse o site Adaptsurf.


Foto de capa Divulgação

Nenhum comentário: