quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Palestra gratuita alerta sobre riscos de AVC na terceira idade

Clique na foto para ampliar

Principal causa de óbito e de incapacidade funcional em idosos no Brasil, o acidente vascular cerebral (AVC) atinge principalmente pessoas em idade avançada. Esta é a terceira causa de morte em vários países do mundo e a principal causa de incapacitação física e mental. A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um AVC. Em função desses dados alarmantes, e para lembrar a data do Dia Mundial do AVC - 29 de outubro, o Viver Mais VITA - Melhor Idade, programa do VITA Batel, realiza palestra gratuita sobre o assunto. O encontro, que tem como tema "Informações sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC)", acontece neste sábado (27), a partir das 8h30, no Centro de Estudos do VITA Batel (CEVITA).
O médico João Sabbag, neurologista do Hospital VITA Batel e membro da Academia Brasileira de Neurologia, vai explicar o que é e quais são os cuidados necessários para evitar o AVC. Além disso, o médico vai falar sobre os sintomas e o que fazer para identificar o AVC. Segundo o especialista, pessoas com mais de 60 anos devem ter atenção redobrada, pois a maioria dos pacientes diagnosticados com o problema são idosos, em geral acima dos 80 anos. Isso também ocorre devido a média de vida da população do Brasil ter aumentado, com isso, cresce a propensão para ter um acidente vascular encefálico.
De acordo com Sabbag, quando o AVC ocorre em idosos, geralmente os deixa menos comunicativos e mais isolados. "A idade, e o fato do AVC isquêmico ser mais comum na terceira idade, contribuem para que a população idosa possua chances maiores que um jovem", afirma. "Após um AVC, o paciente de 80 anos se torna mais dependente e esta nova condição pode levá-lo a um quadro de depressão e, consequentemente, a introspecção", destaca.
Uma palestra ao mês - O VITA Batel leva à população uma palestra ao mês por meio do programa "Viver Mais VITA - Melhor Idade". Especialistas do hospital abordam temas relacionados à qualidade de vida, com informações sobre as principais doenças que atingem os idosos em palestras acompanhadas por atividades culturais e físicas de integração e café da manhã. Para se inscrever, basta acessar o site do programa (www.vivermaisvita.com.br) ou ligar para os telefones (41) 3883.8414 e 3883.8465.
Mais informações:Acidente Vascular Cerebral (AVC) - É uma interrupção do fornecimento de sangue a qualquer área do cérebro, consequentemente há perda ou diminuição das respectivas funções. O AVC é popularmente chamado de ataque cerebral ou derrame. Um acidente vascular encefálico pode ser definido em dois tipos: uma obstrução na artéria que leva o sangue para o encéfalo, chamado isquêmico ou quando existe uma hemorragia, que é o rompimento desse vaso sanguíneo. "Em torno de 85% dos casos são isquêmicos e 15% são do tipo hemorrágico", complementa o médico.
AVC Isquêmico - É o mais frequente. Normalmente, este tipo resulta do curso de artérias obstruídas, uma condição chamada arteriosclerose. Gordura, colesterol e outras substâncias acumulam nas paredes das artérias, formando uma substância pegajosa chamada placa de ateroma. Ao longo do tempo, a placa se acumula. Isso muitas vezes torna difícil para que o sangue flua corretamente, o que pode causar a coagulação do sangue.
Terceira idade - Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 7,3% dos habitantes do país. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade componha 14% da população global em 2040.
Serviço
Programa "Viver Mais VITA - Melhor Idade"
Palestra "Informações sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC)"
Quando: sábado, 27 de outubro, a partir das 8h30
Onde: CEVITA - Centro de Estudos do VITA Batel - Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba - PR
Entrada gratuita (vagas limitadas)
Informações e inscrições: (41) 3883.8414 ou 3883.8465
www.vivermaisvita.com.br


Nenhum comentário: