terça-feira, 25 de setembro de 2012

Surdos dizem o que esperam dos profissionais de saúde

O Dia Nacional do Surdo é comemorado nesta quarta-feira (26). Para celebrar, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) vai realizar uma programação especial na sexta-feira (28)
O tema do evento é “O que os surdos têm a dizer aos profissionais de saúde”
 
 
O Dia Nacional do Surdo é comemorado nesta quarta-feira (26). Para celebrar, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) vai realizar uma programação especial na sexta-feira (28).
O evento “O que os surdos têm a dizer aos profissionais de saúde” pretende discutir o acesso dos deficientes auditivos aos serviços de saúde e impulsionar a difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A programação, que inclui exposições dialogadas, relatos de experiências e debate entre os participantes, acontecerá no auditório da Sesa, na Praia de Iracema, das 8h às 12h.
No Ceará, desde 2009, há capacitação de profissionais dos serviços de saúde no atendimento aos surdos no Hospital Infantil Albert Sabin, o Hospital São José, o Hospital César Cals, o Centro de Saúde do Meireles, o Instituto de Prevenção do Câncer e Unidades Básicas de Saúde.
Implante coclear
Na área da reabilitação, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realiza o implante coclear para deficientes auditivos. O SUS fornece o ouvido biônico, uma prótese queé implantada por meio de cirurgia no ouvido de pacientes com deficiência auditiva. O equipamento auxilia o cérebro a interpretar os estímulos sonoros, devolvendo o sentido ao paciente.
 
 
 

Nenhum comentário: