segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Secretaria especial oferece consultoria gratuita

Outro projeto é mapear e cadastrar toda população na Capital com alguma deficiência

Proposta da casa é tentar atingir o máximo de acessibilidade à pessoa que tem deficiência (foto: Valquir Aureliano)
Curitiba tem 355 mil pessoas com deficiência (motora, visual, auditiva, intelectual), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Mas o número exato deve ser descoberto com um cadastro que a Secretaria Especial Municipal da Pessoa com Deficiência lançou no final de 2011 e que deve ser concluído até 1016.
“Com o cadastramento teremos no futuro próximo o número exato de pessoas com deficiências em Curitiba e região”, disse o secretário da pasta Irajá de Brito Vaz. Enquanto espera pelo cadastro, a secretaria também tem um serviço de assessoria gratuita sobre acessibilidade, e qualquer estabelecimento pode requerer a consultoria.
Foi o que aconteceu com um novo empreendimento inaugurado, ontem, no Alto da 15, em Curitiba. O New York Café teve consultoria informal do próprio secretário. “Um café para todos”. Assim define a professora de Educação Especial, Diele Fernanda Pedrozo, que também ajudou a conceber o espaço físico do café.
A proposta da casa é tentar atingir o máximo de acessibilidade à pessoa com deficiência. O café é aberto a toda a comunidade, porém, com a preocupação de ofertar um lugar onde a pessoa que tenha alguma limitação, seja permanente ou temporária, possa usufruir da casa como qualquer outra. No sábado, 20 convidados que representam pessoas com deficiência em suas respectivas limitações, conheceram o local, a fim de dar sua opinião, crítica ou sugestão a respeito da proposta da casa.
O café pode até se tornar modelo para outros empreendimentos. Na entrada há rampas de acesso com a inclinação adequada, assim com as barras laterais em dois níveis; porta pivotada e larga, balcão, caixa e mesas com dimensões de encaixe das pernas; cardápio e placas de sinalização (banheiros) em braile, torneiras, lixeira, saboneteira e luzes automatizadas, alarme nos banheiros em caso de emergência, trincos e vasos sanitários de modelos adaptados àqueles que tenham limitações específicas.
O telefone da Secretaria Especial das Pessoas com Deficiência é o (41) 3363-5236. A direção do New York tenta com os órgãos da Prefeitura conseguir duas vagas em frente ao café, uma para deficiente e outra para idoso.
Rápidas
Exemplo
“Espero que outros estabelecimentos tomem como exemplo o projeto do café, obedecendo ao conceito do desenho universal de acessibilidade e especialmente quebrando estereótipos do deficiente, como se as pessoas com essas limitações não pudessem frequentar todos os locais, somente um ambiente exclusivo à elas”, comentou o secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz, um dos consultores informais do café.

Atendentes preparados
“Nossa preocupação não foi apenas nos detalhes da arquitetura adaptada, nossos atendentes estão preparados, pelo menos na forma básica, para receber as pessoas com deficiência sem traumas”, detalhou Diele. Segundo a educadora, os funcionários do café poderão explicar o espaço da casa a um cego, e o próximo passo é serem treinados num curso de libras, a linguagem dos surdos-mudos. O projeto de acessibilidade do café foi baseado na Norma Brasileira de Acessibilidade 9050004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Estilo
De propriedade do publicitário Luiz Santo, 27 anos, hoje chefe de cozinha, o projeto se inspirou no charme novaiorquinho na sua decoração, aliado ao projeto arquitetônico de acessibilidade. Noivo de Diele, que integra o projeto “Ver com as mãos”, no Instituto Paranaense de Cegos, Luiz explicou que o casal apostou no negócio “com objetivo de atender à comunidade local, aliado a questões de cidadania”. 

Horário
O New York Café fica na Rua 15 de Novembro, 2916, e abre de terça a quinta-feira, das 9 horas às 20 horas. Às sextas e sábados, das 9 horas às 22 horas e aos domingos, das 14 às 20 horas.
http://www.bemparana.com.br/noticia/230460/secretaria-especial-oferece-consultoria-gratuita

Um comentário:

Mari Rehermann disse...

Lindo trabalho, lindo post!! Obrigada pela partilha, sempre é bom saber que o bem está sendo semeado por toda a parte!!

Tenha uma semana repleta de paz e luz!!♥